Cotidiano

ONU: Cerca de 30 mil terroristas estrangeiros operam em Síria e Iraque

Switzerland UN Counter TerrorismGENEBRA ? Cerca de 30 mil combatentes terroristas estrangeiros operam no Iraque e na Síria, alertou nesta terça-feira o chefe da Comissão das Nações Unidas contra o Terrorismo, Jean-Paul Laborde, que adverte para o risco de atentados cada vez mais graves em seus países de origem. Somente nos últimos 30 dias, foram registrados cinco ataques terroristas inspirados ou reivindicados pelo Estado Islâmico ? Tel Aviv, Orlando, Istambul, Daca e Bagdá.

? Os combatentes terroristas estrangeiros são muito numerosos em Iraque e Síria, cerca de 30 mil, e agora que o território vital do Estado Islâmico está reduzido no Iraque, vemos eles se voltando contra nós, não só na Europa, mas também em seus países de origem como Tunísia e Marrocos ? afirmou Laborde em uma entrevista coletiva em Genebra.

Ex-juiz na França, Laborde disse ainda que os ataques terroristas poderiam se agravar, numa tentativa do EI de tentar equilibrar a pressão que está sofrendo em suas áreas de controle.

Ele lembrou que a comunidade internacional tem instrumentos legais para combater o terrorismo. O problema, segundo ele, é que a ?capacidade de adaptação e a flexibilidade das organizações terroristas são muito maiores que as nossas?.

Para superar esta vantagem do EI, Laborde recomendou que a comunidade internacional trabalhe com empresas privadas de tecnologia como Google, Twitter e Microsoft, a fim de monitorar terroristas na Internet, mas ?sem violar a liberdade de expressão?. Ele também encorajou os Estados a compartilharem mais informações e com mais velocidade.

O Comitê contra o Terrorismo, no qual estão representados os países membros do Conselho de Segurança da ONU, foi criado em Nova York depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Os últimos ataques terroristas deixaram diferentes países em alerta com as ameaças do EI. No domingo, ataques reivindicados pelo Estado Islâmico mataram mais de 200 em Bagdá.

Em Daca, capital de Bangladesh, terroristas supostamente ligados ao grupo extremista fizeram reféns em um restaurante na zona diplomática, deixando 26 mortos, incluindo seis terroristas, na semana passada.

A Europa voltou a ser alvo de atentados, com um ataque suicida de três terroristas no internacional Atatürk, em Istambul, no dia 28 de junho. As explosões mataram 45 pessoas, incluindo pelo menos 13 estrangeiros, e deixaram 238 feridos.

Menos de 20 dias antes, em 12 de junho, um atirador que jurou fidelidade ao EI invadiu a boate gay Pulse, em Orlando, e cometeu o maior massacre armado na História dos EUA, deixando 49 mortos.

Em 8 de junho, em um shopping de Tel Aviv, em Israel, um ataque armado inspirado no EI deixou ao menos quatro mortos e sete feridos.