Cotidiano

ONU aumenta prazo de investigação sobre uso de armas químicas na Síria

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira por unanimidade estender por mais um ano o mandato de uma comissão que investiga ataques químicos na Síria e busca identificar seus responsáveis.

Com apoio da Rússia, o Conselho aprovou uma resolução apresentada pelos Estados Unidos que prolonga a investigação conjunta da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas até novembro de 2017.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, disse que o trabalho do conselho está distância do fim e aponta relatos de supostos ataques com gás de cloro no leste de Aleppo.

O comitê, conhecido como Mecanismo Conjunto de Investigação, confirmou em suas pesquisas que em um ano as forças do governo sírio lançaram gás entre 2014 e 2015. O grupo também afirmou que o Estado Islâmico também usou armas químicas em agosto de 2015 na Síria.

NOVOS ATAQUES EM ALEPPO

Ataques aéreos ao leste de Aleppo mataram mais de 20 pessoas e atingiram uma estação de bombeamento de água nesta quinta-feira, o terceiro dia de uma renovada campanha áerea na cidade.

Entretanto, militares russos disseram que os ataques na província de Idlib, controlada por rebeldes, mataram ao menos 30 membros de um grupo ligado a Al-Qaeda