Cotidiano

ONU aprova missão de paz para monitorar cessar-fogo na Colômbia

NOVA YORK ? O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta terça-feira o envio de uma missão de paz para monitorar o cessar-fogo na Colômbia. A resolução aprovada por unanimidade autoriza que até 450 observadores e alguns civis a 40 localidades para acompanhar a entrega de armas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O governo colombiano e o grupo insurgente deverão assinar o acordo de paz definitivo no próximo dia 26 e setembro.

? Os colombianos terão a oportunidade de abrir as portas de um futuro melhor, com uma paz estável e duradoura que pudemos construir com o apoio do Conselho de Segurança e das Nações Unidas ? disse a embaixadora da Colômbia, María Emma Mejía, que agradeceu à Grã-Bretanha e à Irlanda do Norte por patrocinar a resolução que autorizou a missão.

Diplomatas dizem que a missão deve estar pronta para o dia da assinatura do pacto e para o dia 02 de outubro, quando o acordo será submetido à aprovação popular em um referendo nacional.

O objetivo do pacto é pôr fim a meio século do conflito que já fez mais de 220 mil vítimas fatais e deslocou milhões de pessoas na Colômbia. Outras 40 mil pessoas desapareceram na guerra civil entre guerrilheiros, paramilitares e as forças armadas.