Cotidiano

ONU alerta para fim do estoque de alimentos no leste de Aleppo

NOVA YORK – Os últimos alimentos estão sendo divididos entre 250 mil habitantes cercados dos bairros rebeldes do leste da cidade síria de Aleppo, onde não chega ajuda desde meados de julho, informou a ONU nesta quinta-feira, convocando as partes a autorizar a entrega de ajuda humanitária.

“Os últimos alimentos estão sendo distribuídas no momento em que falamos. Não haverá mais nada para dividir na próxima semana”, declarou Jan Egeland, que dirige o grupo de trabalho da ONU sobre a ajuda humanitária, durante entrevista coletiva.

As 250 mil pessoas que vivem nos bairros rebeldes de Aleppo estão sitiadas há mais de três meses pelas forças do presidente sírio Bashar al-Assad. A ONU não consegue fazer chegar ajuda desde julho passado, apesar das várias tréguas observadas pelas forças sírias e russas devido à ausência de luz verde das partes no terreno, explicou Egeland.

Jan Egeland anunciou que a ONU lançou na semana passada uma nova iniciativa de quatro pontos para o leste de Aleppo. Todas as partes devem autorizar a entrega de ajuda médica, assistência humanitária, a retirada de 300 doentes e feridos e a entrada de pessoal médico nessa parte da cidade. Egeland esclareceu que esses quatro pontos não estão condicionados entre si.

? Necessitamos da luz verde de todas as partes no terreno. Necessitamos de garantias de segurança ? destacou Egeland, acrescentando que 20 caminhões com ajuda ainda esperam na fronteira turca para ajudar a saciar a fome de 250.000 pessoas.