Educação

Ônibus vai deixar o Centro Universitário FAG mais perto da comunidade

Cursos da área da saúde da instituição vão realizar atendimentos no coletivo

Uma das principais características do Centro Universitário FAG e da Faculdade Dom Bosco é a proximidade com a comunidade, oferecendo ao acadêmico uma formação que preza pelo cuidado com as pessoas. Nessa linha, um novo projeto possibilitará estreitar ainda mais a relação da instituição com a população de Cascavel e região: o ônibus "Saúde e Cidadania" levará atendimentos oferecidos pelos cursos da área da saúde em uma estrutura móvel e moderna.

O coletivo de mais de 17 metros de comprimento foi totalmente reestruturado para se adequar à necessidade da proposta. O projeto foi elaborado pela acadêmica do curso de Tecnologia em Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco, Michelly Ribeiro Cecchele, e pelo então acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Marcos Rabel, com a supervisão da professora e Coordenadora de Design de Interiores, Marieli Gurgacz Moreira. Como é um projeto na área da saúde, foi necessário seguir várias normas. O ônibus tem paredes não inflamáveis e laváveis; macas e mobiliários são fixos. Foram utilizadas cores neutras. O piso é antiderrapante e também lavável. “Foi um desafio grande, mas gostei de ter ganhado essa responsabilidade. Isso mostra que o Design de Interiores pode ir além. E saber o objetivo do projeto foi um incentivo a mais. Sabemos que a saúde pública é deficiente, então para a população é algo muito importante", conta Michelly.

O ônibus conta com sala de espera com TV, local para pré-atendimento, dois locais para exames e consultas e macas para massagens e outros procedimentos. Todo o ambiente é climatizado. Do lado de fora, um toldo serve como proteção para os pacientes que estiverem aguardando do lado de fora. "Essa é mais uma ferramenta para levarmos nossos professores e alunos da área da saúde ao encontro das pessoas que precisam de algum tipo de atendimento. Assim, reafirmamos nosso compromisso de sermos uma instituição que sempre está próxima da população", enfatiza a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.