Esportes

Ônibus dos Jogos para transporte de jornalistas recebem escolta

RIO ? O comitê Rio-2016 informou nesta quinta-feira que os ônibus que levam jornalistas pela TransOlímpica, entre Deodoro e o Parque Olímpico, na Barra, passaram a receber escolta no trecho entre o pedágio e a Barra. Esta foi uma das mudanças implementadas após um ônibus da organização ter sido alvo de uma pedra na última terça-feira.

? A escolta nem é propriamente, na avaliação do comando de segurança dos Jogos, tão eficiente neste caso. Mas tem um fator importante de sensação de segurança para os passageiros, principalmente depois do ocorrido ? afirmou o diretor de Comunicação do Rio-2016, Mário Andrada.

ônibus pedra 11.08

Se a segurança já era um tema central na cobertura dos Jogos do Rio, o assunto dominou completamente a pauta da imprensa internacional depois do ocorrido. Na entrevista coletiva diária concedida pelo Comitê Rio-2016 e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no dia seguinte ao ataque, os responsáveis pela organização foram bombardeados com perguntas e cobranças sobre o caso. Uma das jornalistas que estavam no ônibus, a americana Lee Michaelson, compareceu à coletiva e fez duras cobranças aos dois diretores do Rio-2016 presentes: Luiz Fernando Corrêa, de Segurança, e Mario Andrada. Ela duvidou da versão oficial de que uma pedra foi a responsável pelos vidros quebrados. Michaleson afirmou ter ouvido baruhos de tiro logo antes de o veículo ser atingido, e reclamou da assistência prestada aos que estavam no ônibus.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Ha dois dias, um ônibus designado pelo Comitê organizador para o transporte de jornalistas foi atingido por volta das 19h45m, em Curicica, na Zona Oeste do Rio. O veículo partiu de Deodoro em direção ao Parque Olímpico. De acordo com um policial embarcado, o veículo foi atingido por pedras. Em nota oficial, o Comitê informou que o ônibus seria submetido a perícia oficial pela polícia. O patrulhamento na região foi reforçado. O esquema com o Exército foi montado desde o fim de julho, quando o BRT Transolímpico começou a operar para atender à demanda dos Jogos. A via só entra em operação para a circulação de carros de passeio após encerrada a competição.

A equipe de reportagem do GLOBO estava dentro do ônibus. Ao menos duas pedras acertaram os vidros. Os estilhaços atingiram um passageiro turco, que atua como voluntário nos Jogos na área de informática. Ele teve ferimentos leves.