Cotidiano

Ônibus com cinco portas

O sistema de transporte público de Cascavel está sendo remodelado pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) e uma das mudanças projetadas é nos novos veículos que serão utilizados. Um estudo encomendado pelas empresas que operam o sistema, em 2015, apontam algumas probabilidades de modelos de ônibus, inclusive com cinco portas.

A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) lembra que mesmo com o estudo tudo, ainda não há definição e uma nova empresa de consultoria deverá ser contratada.

O estudo traz diferentes modelos de chassis e carrocerias. Com base em valores repassados por uma fabricante de chassis e outra de carrocerias, os preços de cada veículo poderão variar de R$ 411 mil (piso alto e motor dianteiro) até R$ 572 mil (piso baixo e motor traseiro). Esses valores são da época em que o estudo foi feito.

Configurações

A configuração proposta é um ônibus do tipo padron, com 13,2 metros, mesmo tamanho daqueles que operam a Linha Direta, possuindo três portas do lado direito e duas do lado esquerdo. Isso vale para aqueles veículos que farão seu trajeto em alguns dos corredores e depois vão precisar trafegar em vias convencionais com embarque/desembarque ao lado direito, como, por exemplo, as linhas que tem o destino no Terminal Sul, na região do Jardim Nova Cidade. Nessa linha os coletivos irão pelo corredor da Avenida Brasil e depois seguem até o Terminal Sul por meio da Avenida Carlos Gomes, no caso da linha 365 (Sul – Oeste via Carlos Gomes), por exemplo.

Interligação

Já no caso das linhas que vão interligar terminais somente pelos corredores, a proposta da Cettrans são carrocerias com duas portas esquerdas, também do tipo padron. Eles fariam as linhas troncais, como a Eixo Leste/Oeste. Mais trajetos, como a possível nova linha Oeste /Sudoeste (via corredor da Avenida Tancredo Neves), também podem receber veículos como estes, bem como, todas as linhas interterminais que passarão pelos corredores exclusivos.

Ainda com base no estudo, muitas linhas alimentadoras (que são aquelas que fazem os sentidos: Terminal – Bairro e Bairro – Terminal) podem se tornar interterminais, como a linha 160 (Santo Onofre via Uopeccan – Terminal Oeste), que tem a possibilidade de ser “Sudoeste /Oeste ,via Santo Onofre/Alto Alegre”.