Cotidiano

ONGs ambientalistas processam Noruega por permitir exploração de petróleo

ESTOCOLMO – Duas organizações ambientalistas abriram uma ação judicial contra o governo norueguês por permitir a exploração de petróleo no mar de Barents, parte do Oceano Ártico a norte da Rússia e da Noruega. Links aquecimento global 18-10-16

As ONGs Natur og Ungdom e Greenpeace Nordic argumentam que, ao permitir que empresas extraiam petróleo e gás das águas do Ártico, o governo viola o recente Acordo de Paris e um parágrafo sobre o meio ambiente na Constituição norueguesa.

O porta-voz do Greenpeace Truls Gulowsen diz que assinar um acordo climático ao mesmo tempo em que se permite a exploração de petróleo representa um ?perigoso ato de hipocrisia?.

Segundo o ?Financial Times?, a Noruega concedeu novas licenças, em maio, a empresas como Statoil, Chevron, ConocoPhilips, Aker BP e Lukoil. O governo norueguês não atendeu a pedidos de posicionamento da imprensa.

O Acordo de Paris entrou em vigor em outubro, após a marca necessária para sua implementação, de 55 países responsáveis por 55% das emissões de gases do efeito estufa, ser atingida. A Noruega ratificou sua assinatura em junho.