Cotidiano

ONG envia a primeira bandeira do orgulho LGBT para o espaço

BANDEIRALGBT.jpg

RIO ? De maneira simbólica, uma ONG americana declarou o universo um lugar amigável à comunidade LGBT. Sem verbas para um foguete, a Planting Peace enviou para o espaço uma bandeira do arco-íris a bordo de um balão de grande altitude até a estratosfera terrestre, a 34 quilômetros de altura. O feito foi gravado com uma câmera GoPro, e as imagens publicadas em vídeo no YouTube.

? Foi uma honra enviar a primeira bandeira do orgulho LGBT ao espaço, e isso forneceu uma maravilhosa oportunidade para mostrar que a Planting Peace não vai parar com a luta pelos direitos LGBT até que todas as minorias sexuais e de gênero experienciem direitos fundamentais totais em todos os cantos do universo ? disse Aaron Jackson, presidente da ONG, ao Huffington Post.

A bandeira permaneceu no ar por aproximadamente três horas, antes de cair de volta à Terra. O ato simbólico, realizado no dia 17 de agosto, ilustra a luta da ONG nos últimos anos, com ações ativistas e de visibilidade LGBT.

?O propósito primário desta declaração é dar apoio às lutas que estão sendo realizadas pelos direitos humanos fundamentais para a nossa família LGBT?, diz a ONG, em comunicado. ?Nos movendo para mais perto do entendimento universal de que todas as pessoas merecem viver e amar livremente, sem medo e discriminação?.

Entre outras ações realizadas pela Planting Peace estão a criação em 2013 da Casa da Igualdade, um edifício pintado com as cores do arco-íris na rua em frente à Igreja Batista Westboro, em Topela, no Kansas, conhecida pela posição contra a homossexualidade. Neste ano, a ONG criou a Casa do Orgulho Transgênero, também na mesma região. Essas casas se opõem ao ódio da Igreja, de forma literal e figurativa, e fornecem espaços seguros para a comunidade LGBT na área.

Mais recentemente, a ONG gerou repercussão internacional ao comprar um outdoor perto do local de realização da Convenção Nacional Republicana para estampar uma imagem de Ted Cruz e Donald Trump dando um beijo na boca.