Cotidiano

“Onda Verde”: licitação promete sincronizar semáforos outra vez

Para que o sistema seja acionado são instalados chips nos equipamentos, os mesmos dos celulares, os quais dependem do sinal de telefonia móvel para fazer a comunicação com a central da engenharia de trânsito

“Onda Verde”: licitação promete sincronizar semáforos outra vez

 

 

Cascavel – A falta de sincronismo do sistema de semáforos da cidade, conhecido popularmente como “onda verde” deve ser resolvida a partir da próxima semana. A Transitar realizou ontem (23) a licitação para contratação de uma nova empresa que vai prestar o serviço que está sem funcionar desde o dia 4 de fevereiro. A antiga empresa acabou deixando o serviço antes do prazo estabelecido em contrato terminar e a companhia de trânsito teve que correr contra o tempo para uma nova contratação.

O problema da falta de sincronismo é ainda mais evidente nos binários da cidade, que são vias projetadas para que o trânsito tenha maior e melhor fluidez. Com a falta do sincronismo dos semáforos, o “siga e pare” fica constante e o trânsito, ao invés de fluir, acaba travando. A Transitar lançou a licitação com valor máximo mensal de R$ 2,9 mil, para um prazo de 12 meses, e a vencedora apresentou proposta de R$ 950,00 por mês para executar o serviço.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a empresa fará a entrega da documentação e na próxima semana o contrato deve ser assinado e iniciado o serviço. O engenheiro de trânsito terá que ir em cada uns dos 171 pontos que recebem o chip para fazer a troca e a regulagem do sistema. “Esperamos que depois disso termine o problema que ocorre devido a essa falta de comunicação”, explicou a presidente, destacando que terá que ser feita a reconfiguração da comunicação dos equipamentos com o servidor para que o sincronismo volte à normalidade.

 

241 semáforos

O sistema de sincronismo foi afetado em 71% dos 241 semáforos e está funcionando em apenas 71 equipamentos, distribuídos nas ruas Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná e na Avenida Carlos Gomes, que conta com comunicação por cabeamento. Os de chip são pré-definidos por tempo, de acordo com a necessidade em cada via, de forma que proporcione fluidez e segurança.

Para que o sistema seja acionado são instalados chips nos equipamentos, os mesmos dos celulares, os quais dependem do sinal de telefonia móvel para fazer a comunicação com a central da engenharia de trânsito.

 

Hoje tem licitação dos radares

A licitação que deveria acontecer nesta quinta-feira (24) para contratação da empresa que fará a instalação dos novos radares fixos da cidade foi adiada para o dia 11 de março. Segundo a presidente da Transitar, “houve necessidade de fazer retificação formal no edital e é preciso contar novo prazo”.

A nova licitação contempla os 27 pontos que existiam até o começo de dezembro fiscalizados pela a antiga empresa e ainda mais 15 novos equipamentos. Os novos pontos para instalação dos radares já estão mapeados, inclusive serão colocados nas vias que foram revitalizadas e, dessa forma, também será ampliada as faixas fiscalizadas. No último contrato eram 66 faixas monitoradas e, a partir de agora, serão terá 90. Outra mudança, é que essa nova licitação será para 48 meses e não 60 meses como era a anterior.

Cascavel está sem fiscalização eletrônica desde o dia 4 de dezembro do ano passado. A licitação havia sido publicada em novembro de 2021, já que o contrato antigo vencia em dezembro. O objetivo era não deixar a cidade sem o serviço, mas assim que ela foi publicada, a companhia acabou recebendo questionamentos sobre o edital. Após a análise dos questionamentos, a decisão foi de alterar o edital, o que determinou nova data para o certame.