Cotidiano

Onda de violência no Espírito Santo é destaque na imprensa internacional

espirito.jpg

A onda de violência que tomou conta do Espírito Santo nos últimos dias se tornou destaque na imprensa internacional. Na Grande Vitória e em cidades do interior, desde o último sábado, policiais militares estão sendo impedidos de saírem de quartéis pelos próprios parentes que cobram reajustes salariais para os agentes. Homens das Forças Armadas e da Força Nacional foram convocados pelo governo para combater uma série de assaltos, arrastões, saques e mortes que têm assolado o estado. Publicações britânicas, australianas e alemãs apontaram que a situação traz pânico aos moradores e está prejudicando os serviços públicos.

O jornal britânico ?The Guardian? destacou que o protesto dos familiares dos policiais militares é causa pela crise que assola o país. ?A paralisação das forças da lei em um estado lutando contra um deficit orçamentário é o exemplo mais recente de como o esgotamento financeiro, em meio à pior recessão enfrentada pelo Brasil, está prejudicante até os serviços mais básicos como saúde, educação e segurança?. Segundo a publicação, as cenas gravadas por moradores da ação de bandidos demonstram o ?caos? instaurado na região.

guardian.jpg

O espanhol ?El Pais? exemplificou como a onda de violência prejudica a população local. ?Autoridades de Vitória e cidades nos subúrbios adiaram o início do ano escolar, prevista para segunda-feira, e ordenou o fechamento temporário de unidades de saúde e parques públicos?, destaca a publicação, que acrescentou ?A falta de patrulhamento na cidade provocou aumento significativo de assaltos e atos de vandalismo, como queima de ônibus, e assassinatos?.

el-pais.jpg

O jornal australiano ?The Sidney Morning Herald? trouxe em sua manchete sobre o caso: ?Brasil manda tropas para o Espírito Santo, estado tomado pela violência por causa de uma paralisação policial?. A publicação destaca ainda que o número de mortos é tão grande nos últimos dias, passando de 50, que ?o governo não foi capaz de trazer um número oficial?.

sidney.jpg

O site alemão ?RP Online? também falou das vítimas deixadas pela ?violência desenfreada? que tomou conta do Espírito Santo e destaca que policiais militares da região não recebem aumento há 7 anos e que, por causa da paralisação, o ?caos? se instaurou no último fim de semana na região.

No início da manhã desta terça-feira, mesmo com a presença de militares nas ruas, muitas lojas, escolas públicas e particulares, bem como pontos de ônibus, ficaram vazios.