Cotidiano

Onda de vandalismo atinge prédios públicos

Guaíra – Uma onde de vandalismo registrada nos últimos dias nos prédios público de Guaíra tem gerado preocupação por parte da prefeitura daquele Município. Os últimos alvos foram o Portal/Mirante, a Praça Castelo (praça do redondo) e por último, o saguão da Escola Municipal Maria Leonia.

No fim de semana, vândalos por pouco não provocaram uma tragédia ao atear fogo em um determinado setor da escola municipal. Revoltados com o episódio, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros que rapidamente conseguiu debelar as chamas. Os pais estavam revoltados com a situação, pois além do prejuízo financeiro para a escola, a grade curricular fica comprometida para que os devidos reparos sejam feitos pela administração pública.

A Prefeitura bloqueou no início do mês o acesso ao portal/mirante para a realização dos reparos necessários. O local vem sendo alvo dos vândalos desde 2016, quando a obra foi entregue à população. O espaço conta com painéis com fotos dos principais pontos turísticos do município e justamente esses foram os locais mais atacados desde então. Sem contar o mau cheiro que predomina na praça por conta das pessoas que urinam nas calçadas e nos painéis.

O Município já investiu R$ 10 mil com a revitalização dos chafarizes da Praça Castelo Branco. Nem mesmo o monumento erguido em homenagem à Sete Quedas foi poupado. "São atos que não condizem com uma cidade como Guaíra, uma cidade turística. São atos que prejudicam a nossa imagem. Perdemos tempo e dinheiro público para consertar algo que deveria ser cuidado por todos. Dinheiro que poderia ser investido em outra coisa", afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sinomar Maria Neto. Ele defende um trabalho de conscientização envolvendo toda a sociedade, para que denuncie se flagrar situações do gênero.