Cotidiano

Onda de calor: Termômetros chegam perto dos 50ºC no oeste

Em Santa Helena, os termômetros registraram 47ºC, em Foz do Iguaçu, 42ºC, e, Medianeira, 41ºC

Onda de calor: Termômetros chegam perto dos 50ºC no oeste

Missal – A primavera começou quente. A quarta-feira (30) foi marcada por temperaturas e sensações térmicas altíssimas na região oeste do Estado. Em Missal, a foto do termômetro marcando 49ºC deixou muita gente assustada. Em Santa Helena, os termômetros registraram 47ºC, em Foz do Iguaçu, 42ºC, e, Medianeira, 41ºC.

Segundo meteorologistas, a variação da temperatura registrada nas estações meteorológicas é menor, pois os termômetros estão instalados a uma distância correta do chão e longe do asfalto e por isso registram uma temperatura sem influência do calor emanado do chão, por exemplo. “Com certeza, a temperatura nos termômetros de rua são mais altas, pois há a influência do calor que emana do solo. Sempre ė bom checar essa informação com uma estação meteorológica”, explica o chefe do 8º distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Gil Schreiner Russo.

A reportagem consultou então os registros do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), que tem estações em diversas cidades da região. Em Missal, o Simepar não possui estação, mas em Santa Helena a estação registrou 40,5ºC, com sensação térmica de 43ºC. Essa seria, segundo o Simepar, a maior temperatura do oeste.

Calorão também em Palotina, com sensação térmica de 41,3ºC, e em Toledo, de 39,8ºC.

Em Foz do Iguaçu, a estação meteorológica registrou 36,5ºC com sensação de 37,3ºC. Cascavel registrou máxima de 37,7ºC.

A variação da sensação térmica está relacionada com a umidade relativa do ar. “A sensação térmica pode ser chamada também de Índice de Calor, que é a relação da temperatura do ar com a umidade relativa do ar, ou seja, quanto maior a temperatura e mais baixa for a umidade relativa ar, maior será a sensação térmica”, esclarece Russo.

Onda de calor

E é melhor garantir a hidratação, pois nos próximos dois dias as temperaturas ficarão ainda mais altas na região. Podendo chegar aos 44ºC em Missal, de acordo com a previsão do Inmet e 43ºC em Palotina e Santa Helena. A umidade do ar deve variar entre 10% e 40%, o que aumenta a sensação térmica. Na rua, os termômetros podem passar dos 50ºC.

A explicação para o calorão está ligada à falta de chuva. “Essa onda de calor é o resultado da alta radiação solar incidindo no solo associado a um céu praticamente sem nuvens, com umidade relativa do ar muito baixa e falta de chuva. Essa união de fatores faz com que essas temperaturas fiquem muito altas, acima de 40ºC em algumas cidades do oeste e do norte do Paraná”, complementa Gil Schreiner Russo.