Cotidiano

Onça vira piada nas redes

A presença de pelo menos duas onças-pardas na mata do Lago Municipal de Cascavel é o assunto mais comentado dos últimos dias na cidade. Além de assustar frequentadores do lago, principal cartão-postal da cidade e que costuma receber até oito mil visitantes nos fins de semana, a história dos felinos têm mexido com a imaginação da população. Nas redes sociais, memes bem-humorados brincam com a situação.

“Só vou me entregar na presença do meu advogado”, brinca um dos memes mais compartilhados e que traz a imagem de uma onça. Um evento denominado “Mutirão de captura da onça de Cascavel” na rede social Facebook atraiu cerca de quatro mil seguidores.

Por precaução, o lago está fechado e equipes tentam capturar os animais. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Romulo Quintino, na madrugada de ontem guardas municipais avistaram uma das onças bebendo água no lago municipal. O espaço permanecerá fechado pelo menos até terça-feira (17).

Na tarde de ontem algumas pessoas foram até o lago para visitar a parte de acesso que não foi interditada. O operador de máquinas Alan Ramos Orízio, que mora na cidade de Cafelândia, viajou 40 quilômetros para passar a tarde no lago, mas encontrou o espaço público fechado. Ele disse que não sabia da presença dos felinos. “Fiquei surpreso com essa história, mas é perigoso ter um animal solto aí”, diz.

O lenhador Roney Aparecido Diglio acha exagero o fechamento do lago. “Se ela não se sentir ameaçada não vai fazer mal a ninguém. A onça deve estar descansando, só sai à noite”, observa.

Armadilhas

Cinco armadilhas foram montadas para tentar capturar os animais. Dentro de jaulas foram colocadas pequenas gaiolas com iscas vivas – frangos caipiras e filhotes de cabritos – para tentar atrair os animais, mas até agora o artifício não deu resultados.

O Lago Municipal de Cascavel está inserido dentro do complexo do Parque Ambiental Paulo Gorski, bem próximo ao centro da cidade e possui uma área de 550 mil metros quadrados de área de mata.

Filmadas

Na madrugada de terça-feira (10), uma das onças foi flagrada passando em frente a uma capela mortuária na região central da cidade. Guardas municipais que fazem a segurança do parque também filmaram o felino.