Cotidiano

Onça é solta em reserva ambiental em Três Barras do Paraná

A onça parda capturada na madrugada desta terça-feira (17), em Cascavel foi solta no início da tarde em uma reserva ambiental localizada em Três Barras do Paraná. O animal de grande porte é do sexo masculino com aproximadamente 3 anos de idade e está com 41kg e mede 1,62 metros do focinho à calda.

Clique aqui e veja as imagens divulgadas pela equipe respondável por capturar e soltar o animal na natureza direto do nosso facebook. 

A partir de agora, equipes vão monitorar a área onde a primeira onça foi encontrada por 48h para descartar ou confirmar a presença de outro felino. 

A onça parda que mobilizou chamou a atenção da população de Cascavel nos últimos dias, foi capturada em uma armadilha fabricada pela equipe do Zoológico Municipal, instalada há poucos metros da pista de caminhada, cerca de 800 metros do portão de acesso próximo a sede da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

O prefeito Leonaldo Paranhos, que acompanhou de perto os procedimentos iniciais após a captura da onça, destacou o trabalho da equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, coordenada pelo secretário Romulo Quintino e o médico-veterinário Ilair Detoni, e afirmou que, com muita “paciência e responsabilidade” foram adotados todos os procedimentos “sempre com um cuidado especial com o animal”.

“Graças a Deus e a todo trabalho realizado, foi um desfecho totalmente tranquilo”, comemorou o prefeito, ressaltando que “o Lago Municipal e o parque (zoológico) ficarão fechados por mais dois dias para monitoramento; vamos continuar utilizando as câmeras que foram instaladas na mata e as armadilhas serão mantidas”.

O secretário do Meio Ambiente, Romulo Quintino, explicou que a partir da captura do felino, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), seguindo os protocolos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio da Polícia Ambiental, comandou a operação que preparou a onça para ser transportada para a reserva ambiental determinada pelo IAP. “Foi uma vitória da nossa equipe que se dedicou incansavelmente para que tivéssemos o sucesso que todos acompanharam”, afirmou, destacando a “fundamental colaboração” do Instituto das Onças do Iguaçu que acompanhou todo trabalho desde o início da semana passada.

Boa saúde

O médico-veterinário da Sema, Ilair Detoni, informou que o felino apresentava boas condições gerais de saúde. “Foram coletadas amostras de sangue e sêmen, todas as medidas do animal e feito exame clínico que demonstrou que a onça está com boa saúde, apresentando apenas alguns sinais de cortes antigos, já bem cicatrizados, provavelmente de alguma disputa territorial que tenha participado”, detalhou Detoni, que contou com o apoio com médico-veterinário e anestesista de um hospital veterinário de Cascavel.