Cotidiano

OMS: Guerra do Iêmen já deixou mais de 7 mil mortos

RIO ? Mais de 7 mil pessoas morreram e 37 mil ficaram feridas desde o início do conflito no Iêmen, , declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS). A guerra que assola o país entrou nesta segunda-feira em seu vigésimo mês consecutivo. As tensões aumentam enquanto as tropas governamentais iemenitas enfrentam uma aliança de forças rebeldes que controlam uma grande parte do território, incluindo a capital Sana.

Até 25 de outubro deste ano, 7.070 pessoas foram vítimas fatais dos combates no país. Outras 36.818 ficaram feridas, segundo dados coletados pela OMS no Iêmen.

O conflito se agravou em 26 de março de 2015, com a intervenção de uma coalizão árabe pela Arábia Saudita em apoio ao governo. As tropas no Sul do país se encontravam em situação crítica no combate aos rebeldes xiitas huthis, que são apoiados pelo Irã.

A coalizão árabe combate desde então o movimento armado dos hutis no Iêmen para tentar restabelecer o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, reconhecido internacionalmente e que foi forçado ao exílio pelo grupo aliado do Irã no fim de 2014.

As organizações internacionais alertam que a guerra pode provocar uma emergência alimentar no Iêmen. Além disso, aparecem focos de cólera em algumas regiões do país, agravando ainda mais a crise humanitária da população. Guerra e desnutrição no Iêmen