Cotidiano

OMC fica do lado brasileiro sobre restrições da Indonésia

O Brasil obteve importante vitória internacional. A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu favoravelmente ao Brasil em painel em que o País contestava medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação de carne de frango brasileira, informaram ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal e o Barral M Jorge & Associados, que deram suporte ao governo brasileiro no caso.

A disputa foi iniciada em 2014 depois de anos de tentativas de negociação direta do governo brasileiro com o governo da Indonésia sobre barreiras consideradas fora das normas da OMC.

De acordo com o governo brasileiro, há um mercado potencial de exportação de carne de frango do Brasil de US$ 70 milhões ao ano para o país asiático. O Brasil é o maior exportador global de carne de frango. Ano passado, as exportações brasileiras do produto somaram 4,384 milhões de toneladas, com receita de US$ 6,848 bilhões, de acordo com dados da ABPA.

O Brasil avalia que decisão da OMC permitirá a eliminação de entraves à exportação de carne de frango brasileira.

Segundo o subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty, Carlos Cozendey, a OMC reconheceu que a Indonésia colocava limitações sem justificativa a importações de frango do Brasil, o maior exportador global do produto.

A autoridade do Itamaraty disse ainda acreditar que o Brasil poderá retomar ano que vem a exportação de carne de frango à Indonésia.