Cotidiano

Olimpíada garante alta de 2,7% dos serviços no Rio

201608141913500191.jpg RIO – A Olimpíada garantiu os ganhos do setor de serviços em agosto no Rio de Janeiro. A alta foi de 2,7% frente ao mês de julho, enquanto na média do país o setor registrou perda de 1,6% em volume. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. O Rio de Janeiro teve a maior expansão no mês entre os dez estados que registraram taxas positivas em agosto. O segmento vinha de suas quedas seguidas no Rio: 0,9% em junho e 1,7% em julho.

Olimpíada Economia

Já nas atividades de turismo avançaram 1,7% no Rio em agosto, frente a julho, enquanto no país houve queda de 0,8%. Neste caso, no entanto, a maior taxa foi registrada em Santa Catarina, de 2,4%. Quando se olha as receitas, o aumento foi ainda mais expressivo no Rio, de 7,3%. Essa diferença, segundo o IBGE, evidencia a elevação dos preços desses serviços no período.

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO AUMENTAM 15,6%

Os serviços de alojamento e alimentação foram os que tiveram maior impacto da Olimpíada, com aumento de 15,6% no volume. A alta na receita foi ainda maior, de 42,6%, também refletindo a variação de preços na época dos Jogos Olímpicos.