Cotidiano

Oito atitudes que te fazem perder a hora no dia do Enem

Prova Enem.jpg

No ano passado, 7,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova do Enem, de acordo com o Ministério da Educação. Porém, 25,5% desse total, cerca de 1,9 milhão de inscritos, não compareceram no dia exame. O MEC não detalha quais os motivos dessa abstenção, mas com certeza dentro desse número gigantesco havia muitos atrasados, que perderam a hora e acabaram se dando mal.

Se você não quer ser um deles, é preciso estar atento aos horários estipulados pela organização para os dias 5 e 6 de novembro, as datas do Enem 2016. Às 12h, no horário oficial de Brasília, os portões dos locais de prova são abertos aos estudantes. Às 13h, eles são fechados e ninguém pode mais entrar.

Além de não perder o foco quanto aos horários, é preciso evitar certas atitudes que podem contribuir para um atraso ? que vai te colocar numa correria desnecessária ou até te tirar do Enem. Confira quais são elas a seguir.

1 – Se atrapalhar com o horário de verão: no último dia 16 de outubro, os relógios foram adiantados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para economizar energia elétrica. Essa mudança exige uma adaptação, alterando inclusive o horário de dormir e acordar. E é exatamente aí que mora o perigo de você se atrapalhar e ver toda a sua programação para o dia do Enem desandar. Redobre os seus cuidados e mantenha o seu relógio acertado, obviamente. Os estados do Norte e Nordeste também devem seguir o horário de Brasília.

2 – Não conhecer o trajeto do local de prova: tudo bem que o GPS e os aplicativos ajudam muito na hora descobrir as vias e meios mais rápidos para chegar a determinado lugar. Mesmo assim, não é recomendável deixar para conhecer pessoalmente o trajeto até o local do Enem apenas no dia prova. Faça o caminho antes, assim você consegue calcular com mais certeza o tempo que será necessário, incluindo aquela folga que evita sustos.

3 – Desconsiderar o fator fim de semana: o Enem é realizado em um sábado e num domingo, dias da semana que os sistemas de transporte público sofrem mudanças, diminuindo o tamanho da frota e aumentando o intervalo de circulação. Deste modo, quem calcula o tempo para chegar ao local de prova se baseando no fluxo de segunda a sexta pode acabar se atrasando. Neste caso, é melhor sair de casa com bastante antecedência, deixando uma margem de segurança confortável.

atraso ENEM.jpg

4 – Esquecer o documento oficial: a organização do Enem é rigorosa quanto ao documento (com foto) usado para identificar o aluno e confirmar a sua presença. A carteirinha escolar, por exemplo, não é aceita, da mesma forma que as cópias. RG, Carteira de Habilitação, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação e Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros são as identificações permitidas. Quem não tiver uma dessas, vai ter que sair correndo para buscar.

5 – Não dormir o necessário: as noites que antecedem os dois dias de prova devem ser reservadas ao descanso. Não faça programas que avancem pela madrugada, mesmo que a sua intenção seja relaxar da tensão pré-Enem. Do contrário, você pode perder a hora de acordar ou passar a prova com sono, sem a concentração necessária para ter um bom desempenho.

Leia também

6 – Confundir a localização: o local do exame está identificado no cartão de confirmação da inscrição e no site do Inep, órgão que organiza o Enem. Certifique-se da localização exata da zona, do bairro e da via apresentados para evitar contratempos.

7 – Imprevistos no caminho: embora mais incomum, não é impossível o tráfego de veículos ficar mais lento no fim de semana nas maiores cidades. E o motivo não precisa ser o grande fluxo de carros, ônibus e motos como nos dias úteis. Basta uma interdição de última hora ou um semáforo quebrado, por exemplo, para atrasar a circulação. Novamente, é precisa sair de casa com bastante antecedência, já prevendo no cálculo da hora os possíveis imprevistos.

8 – Aventuras gastronômicas: mantenha a rotina da sua alimentação nas horas que antecedem as provas, dando preferência às comidas saudáveis e pouco gordurosas. Ingerir alimentos exóticos, com os quais você não está acostumado, pode provocar problemas intestinais e horas no banheiro que não estavam previstas.