Esportes

Oitavas da Libertadores é duelo Brasil x Argentina

Rio de Janeiro – A conclusão da fase de grupos da Copa Libertadores, na noite de quinta-feira, consolidou a hegemonia de Brasil e Argentina na edição deste ano da principal competição de clubes da América do Sul. Doze dos 16 times classificados às oitavas de final representam os dois países, rivais históricos no futebol.

Das seis equipes brasileiras que obtiveram vagas nos mata-matas, apenas o Flamengo não se qualificou como líder – ficou em segundo lugar, com dez pontos, dois atrás do River Plate. Já Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Santos se garantiram nas primeiras colocações, além do Palmeiras, que registrou a melhor campanha desta fase, com 16 pontos em 18 possíveis, e assegurou o direito de disputar em casa as partidas de volta até uma hipotética final.

Do lado argentino da disputa, apenas o River se classificou na liderança. Atlético Tucumán, Boca Juniors, Estudiantes, Independiente e Racing passaram às oitavas em segundo lugar nos seus grupos.

A posição na tabela servirá apenas para alinhar os dois potes no sorteio dos confrontos das oitavas de final, marcado pela Conmebol para o dia 4 de junho. A composição será simples: líderes de um lado, vice-líderes do outro. A campanha não terá influência nenhuma na definição do próximo adversário. O Palmeiras, por exemplo, em anos anteriores enfrentaria o "pior" segundo colocado, o que não ocorrerá nesta temporada.