Cotidiano

Oficinas técnicas fortalecem Cooperativa e produção de mel na região

A apicultura continua em expansão no Oeste do Paraná. Esta semana foram desenvolvidas quatro oficinas de aperfeiçoamento e introdução de assistência técnica em Cascavel. O trabalho foi realizado pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore) e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa).

Com estas iniciativas a cadeia produtiva do mel é fortalecida na região. O resultado é revertido em maior produtividade e renda aos apicultores, assim como solidificação da Coofamel, por exemplo, que fornece assistência aos produtores e garante a compra do mel.

Conforme o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, a expectativa de expansão e as ações concretas desenvolvidas são uma forma de promover investimentos contínuos e dedicação para tornar a Cooperativa autossustentável.

A exemplo de Capanema, região Sudoeste do Paraná, o município de Cascavel também apresenta grande potencial para o desenvolvimento da atividade apícola, o que estimula a direção da Coofamel a firmar novas parcerias e realizar a capacitação dos produtores.

das oficinas de apicultura esta semana foi trabalhada junto ao Assentamento São Francisco. Outra oficina, e tarde de campo, ocorreu na comunidade da Jangadinha em Cascavel, parceria da Coofamel, Biolabore e Capa. Uma quarta capacitação ocorreu com a comunidade de Cachoeira Baixa, parceria da Coofamel e Biolabore.

A semana foi produtiva para a Cooperativa com a prospecção de um grande número de associados, segundo Gazziero.