Cotidiano

Oficinas oferecem oportunidade de aprender com os mestres

2011 477425904-Água na Boca_20111201.jpgA oportunidade de participar de uma aula e aprender uma receita diretamente com um dos mestres da cozinha do Rio de Janeiro não surge a toda hora. Roland Villard, ex-Le Pré Catelan; Tati Lund, do .Org; e Pedro de Artagão, de Irajá Gastrô, Formidable Bistrot e Cozinha Artagão, compartilharão com o público conhecimentos e técnicas culinárias no Encontros Água na Boca, no Espaço Gourmet do Plaza Shopping, terça, quarta e quinta, sempre a partir das 19h. As vagas são limitadas, e a distribuição de senhas começa 30 minutos antes. Sócios do clube O Globo Sou + Rio terão lugares exclusivos. Ao fim das oficinas, os participantes poderão degustar os pratos preparados. A iniciativa é parte do Festival Água na Boca, evento promovido pelo GLOBO-Niterói, patrocinado pelo Plaza Shopping e que tem apoio da prefeitura e do Grupo Dinisa. Toda a programação do festival pode ser encontrada no site www.aguanabocaniteroi.com.br.

O primeiro dos três workshops será ministrado pelo francês Roland Villard, que há 19 anos vive no Rio e até o final de março comandava a cozinha do Le Pré Catelan, no hotel Sofitel, em Copacabana. Sua última conquista à frente do restaurante foi em 2015: uma estrela no ?Guia Michelin?, a mais tradicional publicação culinária do mundo. No Espaço Gourmet do Plaza, ele ensinará ao público o preparo do rillete de musse de sardinha à provençal com palito de maçã. Para quem não conhece, o rillette é um parente do patê, tradicionalmente feito com carne de porco.

? Já estive na cidade algumas vezes. Acho importante esse intercâmbio, com chefs do Rio interagindo com Niterói e os de lá trazendo seu trabalho para cá. No caso da oficina, minha ideia é trabalhar com alguns produtos, principalmente o peixe, e mostrar que é possível fazer uma boa gastronomia gastando pouco. Vou ensinar uma receita barata, com um custo de R$ 5, R$ 6 por pessoa. Além disso, para mim, é muito importante essa troca de experiências com as pessoas ? comenta Villard.

O segundo dia será comandado por Tati Lund. No cardápio, o Salpicão Sensacional da Tati, feito somente com verduras, legumes e uma maionese vegana, que leva castanha de caju, mostarda, limão e azeite. A chef é vegetariana há dez anos e usa apenas ingredientes orgânicos e sazonais em seu restaurante, o .Org, na Barra da Tijuca. Ela também é apresentadora de TV. Seu programa, o ?Comida .Org?, é exibido na plataforma digital do canal GNT.

Quem fecha a programação é Pedro de Artagão, que abriu o Irajá Gastrô, em Botafogo, em 2011, e, no ano passado, inaugurou mais dois restaurantes, o Formidable Bistrot, no Leblon; e o Cozinha Artagão, na Barra. Na aula, o público aprenderá a fazer a massa italiana cacio e pepe com queijo tulha. O prato é tradicional da região de Roma e quer dizer, literalmente, queijo e pimenta. Já o queijo tulha, feito com leite de vaca e maturado, geralmente, pelo período de um a dois anos, é totalmente brasileiro.