Política

Oficinas de capacitação do Provopar terão sede própria

Oficinas de capacitação do Provopar terão sede própria

O prefeito Leonaldo Paranhos, a presidente de honra do Provopar, Fabiola Paranhos e o superintendente do Banco do Brasil, Carlos Mohabe Guedes assinaram hoje (12) convênio que prevê a construção da sede da Oficina de Corte e Costura e Oficina de Trabalhos Domésticos. A solenidade de assinatura teve, ainda, a participação dos gerentes do Banco do Brasil, Reinaldo Pedralli (gerente-geral da Agência Cascavel) e Josilei Guerrero (gerente governo).

A proposta é atender 130 pessoas já partir do segundo semestre deste ano, quando as obras serão concluídas. “Esta ferramenta é espetacular para capacitar estas pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho, no comércio, inseridas no dia a dia de uma cidade com oportunidades”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

Fabiola afirmou que o foco é capacitar as pessoas, promovendo sua inclusão social. “Nós somos uma entidade de segurança alimentar, nós servimos as refeições aqui a cozinha. A gente queria que as pessoas não precisassem deste prato de comida e, então, entramos na promoção do indivíduo, na inclusão ao mundo do trabalho. Na sede administrativa do Provopar, de forma improvisada, as oficinas de costura e beleza estão sendo realizadas. Trazer a oficina de costura aqui pro Interlagos vai ser bom porque as pessoas não vão precisar se deslocar até a sede”, observou.

A parte térrea terá oficina de costura e a parte superior a escola de trabalhadores domésticos.

A proposta é de uma edificação simples e racionalizada, atendendo aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem. No espaço, o dimensionamento dos ambientes internos foi projetado levando-se em consideração os equipamentos e mobiliários adequados ao bom funcionamento das oficinas.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, que participou da solenidade, disse que o município de Cascavel conta com entidades que potencializam os atendimentos prestados pela Seaso.

“Exemplo é o Provopar que desempenha grande trabalho na segurança alimentar e no mundo do trabalho e esta parceria entre Provopar e Fundação Banco do Brasil vai potencializar a promoção e integração destas pessoas no mundo do trabalho”, afirmou.

O Provopar destaca que o projeto é destinado à população de um modo geral, especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social,  com prioridade para usuários de serviços sociais, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais. As formas de acesso dos usuários podem ocorrer através de procura espontânea; busca ativa; encaminhamento da rede socioassistencial e por meio das demais políticas públicas. “ A Fundação Banco do Brasil apoia projetos de educação e geração de renda por todo país. Os projetos que são apresentados são apoiados pela sua capacidade de transformar comunidades e a sociedade”, disse Vilmar Reinaldo Pedralli, gerente do Banco do Brasil.

A unidade está localizada na Avenida Interlagos, 1585, junto à cozinha social do Provopar.

 

Fonte: Secom