Variedades

Oficina de Cachepot - A interação pela arte com recicláveis

É uma forma lúdica de transformar materiais inutilizáveis em vasos cachepot, que recebem o acabamento dos alunos para servir como adorno para as plantas

Foto:Assessoria Apae
Foto:Assessoria Apae

Alunos da Apae de Cascavel estão conseguindo unir arte e consciência ambiental em um só projeto. Todas as segundas-feiras a turma da Oficina de Artes com produtos recicláveis tem feito a diferença na evolução física e intelectual das pessoas com deficiência e contribuído principalmente para incentivar a interação social. É uma forma lúdica de transformar materiais inutilizáveis em vasos cachepot, que recebem todo o acabamento dos alunos para servir como adorno para as plantas.

A ideia deu tão certo que a Escola Municipal Aloys João Mann ampliou o projeto já existente, denominado Plantando Ideias e Flores, com apoio da professora Silvana Leite. “Trabalhar com a reciclagem faz com que os alunos olhem o mundo de outra forma, voltada à reutilização de embalagens com viés de respeito ao meio ambiente”, destacou a coordenadora do projeto, Suzana Tonial. “É uma excelente ferramenta para estimular a criatividade e essencial para o amadurecimento cognitivo, incentivando as várias formas de expressão”.

A iniciativa

O idealizador do projeto na Apae de Cascavel, o professor de artes Edivaldo Medeiros, relata que tudo começou a partir de uma ideia captada na internet e colocada em prática pelos alunos, que trouxeram as embalagens de amaciantes de roupas e começaram a criar as primeiras peças. “Todas as etapas de criação do cachepot estimulam várias áreas físicas e sensoriais, gerando habilidade, criatividade, paciência e trabalho em equipe”, salientou.

Para o professor, o projeto já alcançou os resultados esperados, uma vez que essas embalagens, em vez de poluir os rios, estão tornando os ambientes mais bonitos e alegres.

Tenha o seu

Cada vaso custo R$ 15 a unidade e podem ser encontrados na sede da Apae de Cascavel, na Rua Manaus, 3.990, no Bairro Tropical, ou ainda pelo telefone (45) 3036-4241, com Suzana Tonial.