Cotidiano

Oficial de Justiça diz que assessora de Renan mentiu para evitar notificação

63165797_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 05-12-2016 - Oficial de justiça tenta noti.jpg

BRASÍLIA ? O oficial de justiça Wessel Teles de Oliveira, que tentou notificar Renan Calheiros da decisão que determinou o afastamento dele da presidência do Senado, disse que uma assessora do parlamentar mentiu na noite de segunda-feira, ao dizer que Renan não estava na residência oficial.

Renan

Segundo Oliveira, fotos publicadas pelos jornais, inclusive O GLOBO, mostram que Renan estava na casa naquele momento. O próprio oficial relata que podia visualizar o presidente do Senado quando recebeu a informação de que ele não se encontrava, no ofício devolvido ao ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, autor da decisão que determinou o afastamento de Renan, para explicar o não cumprimento da notificação.

?Uma assessora veio ao meu encontro e afirmou que senador Renan Calheiros não se encontrava na residência. Ato imediato, afirmei que a informação não corresponderia à verdade, uma vez que conseguiria apontar para a figura do senador caminhando em sentido oposto ao meu?, explicou Oliveira, no ofício ao STF.

Nesta terça, Oliveira tentou novamente notificar Renan, mas ele se recusou a receber o aviso oficial. Também não conseguiu cumprir o mandado de notificação dirigido ao primeiro secretário da Mesa do Senado, senador Vicentinho Alves, e ao senador Jorge Viana (PT-AC), que deveria assumir a Presidência do Senado no lugar de Renan.

Oliveira relatou que ficou aguardando Renan, nesta terça-feira, por quatro horas de espera, em que foi submetido ?a toda ordem de tratamento evasivo dos assessores?. Depois, quando insistiu, recebeu um documento informando que Renan não receberia a notificação.

Coletiva Renan

O oficial de Justiça também informou a Marco Aurélio Mello que o primeiro secretário da Mesa do Senado, senador Vicentinho Alves, se recusou a assinar a notificação. Ele afirma que foi até o gabinete do senador às 10h e que foi informado de que Vicentinho estaria da Presidência do Senado para tomar ciência do documento às 11h. Só depois das 15h, narra o oficial, foi informado que a Mesa do Senado se recusara a assinar a intimação.

Um dos mandados de notificação iria para o senador Jorge Viana (PT-AC), que deveria assumir a Presidência do Senado no lugar de Renan. Viana também negou assinar o mandado, segundo o oficial. O servidor também afirma que esperou o senador por quatro horas e só depois de ?certa insistência? obteve a informação que a Mesa não assinaria o documento.

*Estagiário sob supervisão de Francisco Leali