Cotidiano

Oferta de vagas de emprego cai 90%

Anteriormente quando a pessoa chegava em busca de uma oportunidade de trabalho, tinha disponível 600, 700 opções

Cascavel – Especialização. Isso é o que está fazendo a diferença no momento das contratações nos últimos tempos, não só em Cascavel, mas em todo o País. O número de postos de trabalho, conforme dados da Agência do Trabalhador, caíram 90% em um ano.

Segundo a supervisora da Agência, Rosângela Ferreira dos Santos Nietto, anteriormente quando a pessoa chegava em busca de uma oportunidade de trabalho, tinha disponível 600, 700 opções. “Hoje esse número caiu drasticamente. Temos em média 70, 80 vagas, elas oscilam bastante a cada dia. Mas o que percebemos é que o perfil do empregador mudou bastante”.

Ela cita como exemplo as tradicionais vagas para auxiliar de produção. “Antes quando uma pessoa que trabalhava como vendedora ou em escritório ficava desempregada e não achava nada na área, entrava em grandes empresas mesmo sem ter experiência. Eles eram treinados para o trabalho”.

Hoje, conforme Rosângela, isso já não ocorre mais. “A oferta diminuiu bastante e com isso os empresários não têm como oferecer especialização ou mesmo a capacitação. Quem consegue a vaga é quem já atuou na área”.

Questionada em relação às pessoas que estão entrando no mercado de trabalho agora, a supervisora disse que a situação é ainda pior. “A exigência é de que os profissionais aliem o conhecimento teórico e o prático. E é justamente isso que está faltando. Para as poucas vagas que surgem, o interessado precisa estar muito bem capacitado para atuar”.