Cotidiano

Oeste vacinou apenas 20% do rebanho de bovinos e bubalinos

A 15 dias do fim da campanha, região ainda precisa imunizar 788 mil animais

Toledo – Os resultados parciais da vacinação contra a febre aftosa no Paraná apontam que apenas 20% do rebanho de bovinos e bubalinos do Oeste receberam a segunda dose da vacina e estão devidamente imunizados. Entre os dois núcleos da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) de Toledo e Cascavel, das 996 mil cabeças, 208 mil estão protegidas contra a doença, faltando ainda 788 mil animais.

Segundo o fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Walter de Carvalho Ribeirete, neste período da campanha há probabilidade de os índices não refletirem a real situação na região, já que muitas doses aplicadas ainda não foram lançadas no sistema, e  lembra que a vacinação deve ser comprovada.

“Ao adquirir a vacina na agropecuária e aplicá-la em seu rebanho, o produtor tem duas opções para validá-la: uma delas é preencher um formulário fornecido pelo vendedor e entregá-lo no escritório da Adapar local. A outra e que vem crescendo a cada campanha é a comprovação online, que o próprio pecuarista pode fazer”, explica.

Quem optar pela segunda alternativa deve acessar o site da Adapar.

A meta estadual é vacinar 100% do rebanho, ou 9,142 milhões de animais de todas as idades. Até o momento, conforme a Adapar, 2,30 milhões de bovinos e búfalos foram vacinados. A campanha iniciou em 1º de novembro e segue até dia 30 deste mês.

Multa

O produtor ou pecuarista que perder o prazo de vacinação contra a febre aftosa está passível de multa, que varia de acordo com o total de animais de cada propriedade que deixaram de ser imunizados. Segundo a Agência, até dez cabeças a multa será de R$ 799. Acima dessa quantidade, a autuação é de R$ 79,90 por cabeça não vacinada.

A primeira etapa da campanha estadual ocorreu em maio último, abrangendo animais de até 24 meses. Ao todo, 97% do rebanho foi imunizado.

(Com informações de Marina Kessler)