Cotidiano

Oeste vacinou apenas 18,3% do rebanho

A meta é de que até o dia 31 de maio ? data de encerramento da campanha - sejam vacinados 4,1 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses

Toledo – A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa iniciou há duas semanas no Paraná, e somente 20% do rebanho estadual foi imunizado, cerca de 820 mil cabeças. A meta é de que até o dia 31 de maio – data de encerramento da campanha – sejam vacinados 4,1 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses.

No Oeste, os índices também são baixos. Conforme dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), dos 435 mil animais com até dois anos a serem imunizados na região, apenas 79.770 receberam as doses da vacina até ontem. Essa demora na aplicação das vacinas e sua comprovação, segundo o médico veterinário da Adapar em Toledo, Marcio Eidi Ogassawara, ocorre todos os anos. “Isso se repete sempre e é algo que é trabalhado nas campanhas”, relata. O que também atrapalhou, de acordo com o núcleo de Cascavel, foi a chuva do fim de semana, que atrasou a vacinação.

Os pecuaristas que não comprovarem a imunização do rebanho até o fim do mês podem sofrer sanções, como explica o médico veterinário. A principal delas é a aplicação de multa que varia de acordo com o número de animais existentes na propriedade rural.

O valor é de R$ 915,70 para produtor com até dez animais na idade para vacinação obrigatória. Acima disso, o valor é de R$ 91,57 por animal não vacinado. O Paraná detém o status internacional de Livre de Febre Aftosa com Vacinação e está há 10 anos sem registro da doença no seu território. 

Comprovação

A compra da vacina pode ser feita diretamente nos estabelecimentos registrados e autorizados pela Adapar. Conforme Ogassawara, o produtor deve estar atento à comprovação, pois caso imunize seu rebanho, mas não insira as informações no sistema da Agência, as autuações serão aplicadas da mesma forma. Ele lembra que há uma maneira simples e prática de realizar esse processo. Depois de vacinar os animais, o pecuarista pode, por meio da internet, cadastrar o número de animais que estão protegidos da febre aftosa. Para isso, basta acessar o site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e discriminar os dados. “O produtor pode fazer de casa mesmo, sem precisar se deslocar. A comprovação online evita filas e qualquer tipo de transtorno. É uma ferramenta muito útil”.