Cotidiano

Oeste terá de vacinar 40% do rebanho

Dois focos de raiva em bovinos foram confirmados pela Adapar na quarta-feira, um em Toledo e outro em São Pedro do Iguaçu

Toledo – A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa encerra na terça-feira (31) e 40% do rebanho de bovinos e bubalinos de até dois anos ainda precisam ser vacinados na região. Aproximadamente 450 mil animais devem ser imunizados no Oeste, conforme a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).  

Até a quarta-feira (25), dos 300 mil animais que precisam ser vacinados no núcleo da Adapar de Cascavel, 60% já estavam imunes à doença, que há dez anos não é registrada no Paraná. No núcleo de Toledo, a vacinação atinge cerca de 150 mil cabeças. Dessas, 90 mil já foram efetivamente comprovadas e lançadas no banco de dados estadual.

Em todo o Paraná, 65% do rebanho foi imunizado, segundo informações parciais da Adapar. A meta é de que até a próxima semana 4,1 milhões de bovinos e bubalinos sejam vacinados.

Os pecuaristas que não comprovarem a imunização do rebanho até o fim do mês podem sofrer sanções. Entre elas está a aplicação de multa que varia conforme o número de animais existentes na propriedade. O valor é de R$ 915,70 ao produtor com até dez animais na idade para vacinação obrigatória. Acima disso, a cobrança é de R$ 91,57 por animal não vacinado. A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa ocorre em 1º de novembro para animais de todas as idades.

Raiva

Dois focos de raiva em bovinos foram confirmados pela Adapar na quarta-feira, um em Toledo e outro em São Pedro do Iguaçu. Os dois animais diagnosticados com a doença morreram na segunda-feira. Equipes da Agência realizaram visitas técnicas em propriedades localizadas num raio de até 12 quilômetros de onde foram registradas as duas ocorrências a fim de orientar os produtores a ficarem atentos aos sintomas da raiva, que é transmitida pelo morcego. Os principais são irritabilidade do animal, falta de apetite e sensibilidade à luz. Além disso, é preciso estar em dia com a vacinação contra raiva, que pode ser aplicada junto com a vacina que protege contra a febre aftosa.