Cotidiano

Oeste tem seis dos 10 que mais cadastraram áreas no CAR

O campeão, na região, até agora, é Assis Chateaubriand, com índice de 62%

Marechal Cândido Rondon – O mais recente relatório do CAR (Cadastro Ambiental Rural), divulgado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) aponta os estados brasileiros com o maior número de propriedades rurais cadastradas.

No ranking, o Paraná ocupa a quarta posição, com 32,8% da área passível para cadastramento já regularizada. Isso representa 4.937.218,07 hectares do total estimado até o fim do prazo, em 5 de maio de 2016, que é de 15.391.782 hectares.

O Paraná só perde para Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. O Estado é também o segundo do Brasil em número de propriedades rurais. Os dados foram obtidos do SiCAR (Sistema de Cadastro Ambiental Rural).

De maio de 2014 até o início deste mês, o Paraná efetuou mais de 150 mil cadastros rurais. A maior demanda ocorreu em abril, período em que foram cadastrados 52,1 mil imóveis. A região Oeste do Paraná é a que apresentou os melhores índices de regularização. Dos dez municípios com maior número de cadastros em todo o Estado, seis são da região.

O primeiro da lista é Assis Chateaubriand, com 3.023 imóveis cadastrados, uma área de 61.118,05 hectares. A área coberta chega a 62,98%. Em seguida está Marechal Cândido Rondon, com 1.929 imóveis cadastrados. Santa Helena (1.899), Toledo (1.791) e Cascavel (1.624) aparecem na sequência. As últimas cinco colocações são ocupadas por Francisco Beltrão, Altônia, Missal, Pitanga e São João do Triunfo.

Em relação à área total cadastrada, Cascavel ocupa o primeiro lugar, com 79.756,03 hectares, uma cobertura de 37,94%. O secretário de Agricultura de Assis Chateaubriand, João Aparecido Pegoraro, atribui os bons resultados a uma campanha realizada em parceria pela prefeitura e o Sindicato Rural Patronal.

“O objetivo era chamar os proprietários rurais para fazer o cadastro no sindicato. Isso ajudou muito para regularizar a situação dos imóveis”, relata o secretário Pegoraro.

(Com informações de Marina Kessler)