Cotidiano

Oeste tem dez casos autóctones de zika

No Oeste, são 190 notificações da doença e dois positivos, um em Foz do Iguaçu e outro em Marechal Cândido Rondon

Corbélia – O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde apontou mais uma vez aumento nos números de casos de zika, dengue e febre chikungunya. No informe semanal foram confirmados 19 casos do vírus da zika na região Oeste, distribuídos em 13 municípios. Do total de confirmações, dez são autóctones, quando a doença é contraída no local onde vive o paciente, e nove importados.

As cidades da região em que os casos autóctones foram confirmados são Corbélia (2), Santa Helena (2), Cascavel (1), Medianeira (1), Santa Terezinha de Itaipu (1), São Miguel do Iguaçu (1), Serranópolis do Iguaçu (1) e Boa Vista da Aparecida (1). Em relação a casos suspeitos, que ainda dependem de resultado de exames, são 29 municípios, totalizando 346 notificações, com maior incidência em Cascavel (141), Foz do Iguaçu (59) e Assis Chateaubriand (20). Até o momento, nenhum óbito foi registrado em decorrência do vírus da zika. No Paraná, já são 200 casos positivos de zika e 2.078 notificações.

Sobre a febre chikungunya, que também é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o boletim estadual confirmou 41 casos em todo o Paraná, com 1.206 suspeitas. No Oeste, são 190 notificações da doença e dois positivos, um em Foz do Iguaçu e outro em Marechal Cândido Rondon.

Dengue

O que ainda preocupa muito a população é o total de casos confirmados de dengue. A doença, que já vitimou 31 pessoas no Paraná, com oito óbitos na região – Foz do Iguaçu com seis, e Medianeira e Santa Terezinha de Itaipu, ambas com um -, a cada semana avança. No Estado, são 18.541 casos positivos e pouco mais de 84 mil suspeitas. Desse total, 6.197 foram confirmados no Oeste do Paraná, que possui ainda 21.237 notificações.