Esportes

Oeste tem cidades na lista de recursos para o esporte

Curitiba – O Governo do Estado autorizou mais R$ 7,7 milhões para investimentos em 32 municípios do Paraná. Os novos convênios com as prefeituras foram assinados ontem pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os recursos serão destinados para a construção de academias ao ar livre, arenas multiuso esportivas, aquisição de veículos e compra de equipamentos agrícolas.

Somente para o esporte, foram nove arenas multiuso e 53 academias ao ar livre destinadas a 17 municípios: Apucarana, Bituruna, Cambará, Campo Magro, Cruz Machado, Fazenda rio Grande, Ibaiti, Irati, Itaipulândia, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Medianeira, Quitandinha, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Terezinha de Itaipu e Teixeira Soares.

As Arenas Multiuso são montadas após a realização de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, que indicam o terreno para que a Secretaria instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática diversas modalidades esportivas. O equipamento é transportado até os municípios em dois contêineres, que são incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais.

Sustentável

O processo de instalação é rápido e a Arena Multiuso é montada em cerca de cinco dias – tendo a base de concreto, de responsabilidade do município, já preparada. Um modelo simplificado, que evita processos muito burocráticos. O gramado sintético das Arenas Multiuso é certificado pela Fifa e conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Cada campo sintético retira do meio ambiente cerca de 1.800 pneus velhos.