Cotidiano

Oeste tem ainda nove colégios ocupados

Movimento provocou o adiamento do Enem a mais de 191 mil inscritos

Santa Helena – Dados dos NREs (Núcleos Regionais de Educação) confirmam nove ocupações na região. As cidades com maior número de colégios ocupados por alunos secundaristas são Toledo, com cinco, Santa Helena (3) e Cascavel (1). O Colégio Estadual Santa Felicidade, em Cascavel, deve ser desocupado ainda hoje, conforme a procuradora Aline Faglione.

O movimento vem perdendo força após determinação da Justiça para que os estudantes deixem as instituições. No Paraná, conforme a Seed (Secretaria Estadual da Educação) 141 colégios permanecem ocupados. No auge dos protestos, 850 unidades foram fechadas – mais de 100 só no Oeste -, reivindicando a rejeição da MP 746, que pretende reformar o ensino médio.

A expectativa do governo estadual é de que as escolas estejam funcionando normalmente na próxima semana. O que preocupa, no entanto, é a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcado para este fim de semana. O MEC (Ministério da Educação) divulgou na terça-feira (1), uma lista dos colégios que tiveram suas provas adiadas para 3 e 4 de dezembro por permanecerem ocupados. Na região, apenas o colégio Castelo Branco, de Santa Helena, constava no documento. Devido a resistência do movimento, o MEC divulgará hoje uma lista atualizada, e adianta que “nenhuma escola que já foi apontada na listagem será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada”.

Vestibulares

O adiamento do Enem vai coincidir com 11 vestibulares, um deles no Paraná. A data do exame é a mesma da segunda fase da prova da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que tem 8,5 mil inscritos. A instituição vai tomar uma decisão sobre a possibilidade de adiamento do vestibular após a decisão judicial da Justiça Federal, que negou a suspensão do Enem nos dias 5 e 6 de novembro.