Agronegócio

Oeste sedia 25º Congresso da Indústria do Trigo

Política Nacional do Trigo é o tema do 25º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, que será realizado de 23 a 25 de setembro em Foz do Iguaçu. Realizado pela Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), o evento reunirá executivos e empresários das áreas de produção, moagem e derivados do cereal, bem como representantes do governo, de instituições de pesquisa e de ensino que debaterão os entraves para o crescimento do setor e a falta de políticas estratégicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

"A importância da cadeia do trigo para o Brasil nos mostra que as questões que envolvem o cereal, como inovação, importação, consumo, produção e sustentabilidade, por exemplo, merecem ser tratadas de uma forma diferente e prioritária", explica Rubens Barbosa, presidente-executivo da entidade.

Com a palestra inaugural "O terreno que queremos semear: economia e política no Brasil", o jornalista William Waack retratará o cenário da política nacional pré-eleição, com tendências, expectativas e os efeitos na economia nacional nos próximos anos.

O primeiro painel trará a dupla Allan Costa – empresário, consultor e membro do Harvard Business School Startup Angels – e Arthur Igreja – professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e fundador da Disrupt Investment and Innovation. Os especialistas abordarão alguns marcos da economia global, traçarão um comparativo entre as grandes transformações do mundo e do Brasil a repercussão desses fatores na indústria moageira.

Valter Bianchini, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para a Região Sul do País, e Alessandra Luglio, embaixadora do Barilla Center of Food and Nutrition integram o segundo painel, com os temas: o crescimento da população e o desafio de alimentar a todos, com enfoque no Brasil, que é um dos maiores celeiros do mundo para produção agrícola; e o comportamento humano, retratando um consumidor mais exigente, que busca informações para o consumo consciente de produtos cada vez mais saudáveis. Conta ainda com Claudio Zanão, presidente da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) falando sobre o comportamento e mudanças de hábitos do consumidor e a moderação do jornalista José Luiz Tejon.

As análises sobre o mercado global, que nortearão o terceiro e último painel, serão realizadas por cinco profissionais de grande relevância para o setor: Ankush Bhandari, vice-presidente de Pesquisa Econômica do Grupo Gavilon, Leonardo Sarquís, ministro da Agroindústria de Buenos Aires (ARG), Vicent Peterson, Presidente da U.S. Wheat, Bart Swankhuizen, diretor comercial da trade Sodrugestvo (RUS) e Flavio Turra, gerente de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, representando o trigo nacional.

Alexandre Mendonça de Barros coordenará a mesa redonda sobre a conjuntura do trigo no Brasil. Do debate participarão um grupo de autoridades do governo e outro de representantes da indústria moageira. Regulamentação e Novas Possibilidades no Abastecimento de trigo também estarão em pauta durante o congresso. A programação completa do evento está em www.abitrigo.com.br.