Cotidiano

Oeste registra umidade do ar abaixo de 20%

O ar seco voltou a tomar conta de todo o Estado

Oeste registra umidade do ar abaixo de 20%

Palotina – A ausência de chuva e temperaturas acima dos 30ºC fizeram com que a umidade relativa do ar ficasse abaixo dos 20% em algumas cidades da região oeste nessa semana.

De acordo com registro do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o ar seco voltou a tomar conta de todo o Estado, com exceção do litoral.

No oeste, o valor mais baixo foi registrado em Palotina, onde a umidade do ar chegou a 14% na última quinta, com temperatura máxima de 33ºC. Toledo teve índice de 14,8%. Em Santa Helena, a temperatura chegou a 31ºC e a umidade relativa do ar ficou em 18%, mesmos valores registrados em Assis Chateaubriand.

São Miguel do Iguaçu e Cascavel registraram 19% de umidade relativa do ar e temperaturas acima de 30ºC. Em Foz do Iguaçu, a umidade ficou em 22% e a temperatura, 32ºC.

Alerta!

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção. Quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta, e o estado de emergência é quando os índices ficam abaixo de 12%.

A recomendação diante dos registros de baixos níveis de umidade é: hidratação, se possível beber um copo de água a cada duas horas; espalhar toalhas molhadas ou recipientes com água pelos ambientes; lavar o nariz e olhos com soro fisiológico; hidratar a pele antes de dormir e ao acordar, assim como os lábios, para evitar rachaduras; evitar exercícios físicos das as 10h às 16h e, se possível, fazer uso de umidificadores portáteis.

 

Quando chove?

Há previsão para queda de temperatura e aumento da umidade do ar entre domingo (8) segunda-feira (9), com a possibilidade de registro de chuvas isoladas. Os índices mínimos de umidade devem variar entre 40% e 50% na região.

Há possibilidade de pancadas de chuva de segunda até quinta, com volumes inexpressivos, menos na quarta, quando pode chover mais de 20 milímetros. A boa notícia é a previsão de chover mais de 70 milímetros na terça-feira dia 17.