Cotidiano

Oeste registra redução de 23,7% nas multas de trânsito

No primeiro quadrimestre do ano 812.474 pessoas foram multadas em todo o Estado, total que é 6,52% menor do que no mesmo período do ano passado

Cascavel – Flagrar motoristas cometendo alguma infração de trânsito não é tão incomum assim. O uso de celular ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens arriscadas, alcoolemia, são apenas alguns exemplos de desrespeito às leis de trânsito, que ficarão ainda mais rígidas a partir de 1º de novembro, conforme o Contran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com a chefe do programa de Educação para o Trânsito do Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná), Noedy Bertazzi, um trânsito seguro depende de três fatores: educação, fiscalização e engenharia. Aliados e funcionando adequadamente, é possível mudar o comportamento do motorista. “Tudo funciona em conjunto. Cada vez mais a fiscalização tem papel fundamental para reduzir o número de acidentes, e a partir da aplicação dos autos de infração, feito pelos agentes ou policiais militares, esse comportamento errado é corrigido, o que impõe o caráter punitivo da multa, num primeiro momento”, relata Noedy. Ela ressalta que a punição influencia na reeducação dos infratores, por conta principalmente do impacto financeiro e do risco em perder a carteira de motorista. “É uma série de consequências, e ao ter conhecimento do que pode acontecer, o motorista evita cometer as mesmas infrações”, diz Noedy.

Todo esse processo tem gerado bons resultados e reflete diretamente na queda dos números de multas aplicadas no Paraná. Conforme o Detran, no primeiro quadrimestre do ano 812.474 pessoas foram multadas em todo o Estado, total que é 6,52% menor do que no mesmo período do ano passado, quando as multas atingiram a casa dos 869 mil. A redução no Oeste do Paraná é ainda mais significativo, de acordo com o levantamento. A queda foi de 23,7% entre os meses de janeiro a abril deste ano ante o primeiro quadrimestre de 2015, passando de 123.159 para 93.897 multas.

Ranking

Conforme o Detran, trafegar acima da velocidade máxima permitida em até 20% ainda é o principal tipo de infração cometida no trânsito no Paraná. Quase 221 mil motoristas foram flagrados nesta situação até o momento. Em seguida estão as multas pela falta de identificação do condutor infrator, imposta a pessoa jurídica (54.452), estacionar em desacordo com a regulamentação (estacionamentos rotativos), que somam 50.085 infrações, transitar em velocidade superior ao permitido em até 50% (39.915), avançar sinal vermelho no semáforo (35.885), falta do uso de cinto de segurança (33.925) e dirigir veículo utilizando o celular (27.624). 

Cobrança maior a partir de novembro

Noedy Bertazzi lembra que em novembro as novas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) começam a valer. Assim, as punições serão ainda mais severas, com mudanças em valores e acarretando mais pontos na carteira. “Hoje, o motorista pode ter até 20 pontos [na carteira] por infrações cometidas. Com as novas normas, ficará mais fácil aos infratores atingirem esse número e terem a CNH suspensa, já que algumas infrações, que atualmente são consideradas médias ou graves, passarão para gravíssimas”, explica. Uma delas, segundo Noedy, se refere ao manuseio do celular no trânsito, que terá seu valor e penalidade alterados. Quem estacionar em vagas exclusivas para idosos ou deficientes também sofrerá sanções ainda maiores. “São infrações que constituem perigo à sociedade e quem as pratica precisa ser punido”, acrescenta ela. O que também muda é o tempo de suspensão da CNH, que deixa de ser por apenas 30 dias para um período de seis meses. 

Arrecadação

Das multas de competência do Detran/PR  foi arrecadado em 2015 a importância de R$ 57.312.212,50. O valor é distribuído conforme legislação, encaminhando 40% para o Funrestran (Fundo de Reequipamento de Trânsito percentual este administrado pelo Detran/PR), investidos em sinalização nos diversos municípios do Estado, bem como em educação de trânsito, e 60% para o Funesp/PR (Fundo Especial de Segurança Pública).  
 

Multas aplicadas em um ano

Paraná

Janeiro a abril 2015: 869.178

Janeiro a abril 2016: 812.474

Redução de 6,52%

Oeste

Janeiro a abril 2015: 123.159

Janeiro a abril 2016: 93.897

Redução de 23,7%