Cotidiano

Oeste quer antecipar vazio sanitário da soja

A antecipação do vazio sanitário da soja em 15 dias é a proposição que secretários de Agricultura de inúmeros municípios da região defendem na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. O tema esteve em pauta durante encontro de secretários com o diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz.

Atualmente, o vazio sanitário da soja ocorre entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, como forma de dificultar a multiplicação do fungo causador da ferrugem asiática, doença que causa grandes prejuízos na cultura. Nesse período de três meses proibe-se o cultivo da soja ou a presença de plantas guachas (que nascem espontaneamente), sob pena de multas aos agricultores. A proposta é antecipar em 15 dias o início e o término do vazio sanitário da soja, que vigoraria de 1º de junho a 1º de setembro.

O engenheiro-agrônomo Leandro Dadalt, titular da pasta da Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon, explica que “o plantio antecipado da soja em duas semanas proporcionaria o aumento da produtividade, com maiores ganhos para os agricultores”. A alteração do calendário, segundo ele, teria vários benefícios às lavouras de soja, entre eles o “escape” das altas temperaturas e do costumeiro veranico de janeiro.