Agronegócio

Oeste poderá virar polo de inovação no agronegócio

No Paraná, somente a cidade de Londrina é reconhecida pelo governo federal como Polo Regional de Inovação no Agronegócio.

Cascavel – O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) poderá chancelar a região oeste do Paraná como Polo Regional de Inovação no Agronegócio. Essa medida foi debatida com o diretor de Inovação do ministério, Luis Cláudio de França, em eventos do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e do Sebrae no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

O pedido, em tramitação no Mapa, é uma demanda das instituições que integram o SRI (Sistema Regional de Inovação), que articula o movimento Iguassu Valley, rede de atores públicos e privados da região que estimula ambientes inovadores. Os polos de agroinovação desenvolvem soluções tecnológicas ligadas à produção rural.

No Paraná, somente a cidade de Londrina é reconhecida pelo governo federal como Polo Regional de Inovação no Agronegócio.

Conforme Luis Cláudio de França, o ministério irá agilizar o andamento da solicitação feita pela região oeste para que o SRI passe a integrar os esforços do Mapa na definição e na consolidação desse programa nacional.

“Entendemos que a região oeste já é um polo de inovação. Vamos acelerar o procedimento de reconhecimento pelo ministério para seguirmos construindo juntos esse processo, integrando e dialogando com as iniciativas pública e privada, universidades e instituições de pesquisa”, afirmou o diretor do Mapa.

“O governo quer promover os polos de inovação servindo de ponte para atrair investimentos, empresas e conectar todos os agentes de inovação”, esclareceu Luis Cláudio de França. “A intenção é trabalhar o desenvolvimento para que a região seja cada vez mais pujante”, enfatizou o diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Visibilidade

Gerente da unidade Regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein destacou que o programa de polos de inovação está em implantação pelo governo federal: “O importante é que, reconhecidos oficialmente como Polo Regional de Inovação no Agronegócio, vamos participar dessa construção”.

As regiões chanceladas, frisou, já promovem inovação. Com o reconhecimento, poderão receber recursos, editais, políticas públicas e apoio. “O oeste ficará ainda mais em evidência, podendo atrair investimentos públicos e privados e envolver empresas ligadas ao agronegócio e à TI, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, academias, entre outras instituições”, pontuou.

Polo de fronteira

Para o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, o polo de inovação do oeste deverá conectar o Paraguai devido à integração econômica que existe entre o país vizinho e a região. Ele ressaltou ainda a infraestrutura de parceiros como Polo Tecnológico Itaipu, universidades e empresas que demandam e produzem inovação.

“Estamos pensando além das fronteiras. Buscamos essa chancela do governo federal para envolvermos o setor produtivo e de inovação paraguaio”, mencionou Danilo Vendruscolo. “Como os polos de agroinovação fazem parte de uma política nova, acreditamos que também podemos ajudar a desenhar o modelo de governança e a forma de atuação desses organismos”, concluiu.

Inovação em rede

O SRI (Sistema Regional de Inovação) é uma rede formada por representantes dos setores governamentais, universitários e empresariais que interage para promover, identificar e compartilhar iniciativas de inovação. Sua atuação está alinhada aos objetivos do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento).