Cotidiano

Oeste pede melhorias na infraestrutura logística

Medianeira – O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná reunirá hoje, às 18h30, no Centro Popular Cultural Arandurá, em Medianeira, cerca de 300 líderes regionais e estaduais, entre empresários, presidentes de cooperativas, professores, deputados e prefeitos dos 54 municípios que integram a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, e o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, já confirmaram presença no evento.

“Para nós, é de extrema importância a presença da vice-governadora e dos secretários, pois precisamos do apoio do governo estadual em todas as nossas demandas, sobretudo para melhorar a infraestrutura, a logística e a sanidade da nossa região”, disse o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo.

A melhoria da infraestrutura e da logística regional será um dos temas principais do Fórum, que desde sexta-feira (6) já tem pontos a serem comemorados. Durante uma consulta pública, em Cascavel, a Secretaria de Infraestrutura e Logística anunciou que, até o fim de outubro, lançará o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse. O PMI selecionará a empresa para realizar o estudo de ampliação da Estrada de Ferro do Oeste (Ferroeste), que contemplará o projeto de construção de linhas entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá, a revitalização existente e a extensão de um ramal de Cascavel a Dourados, no Mato Grosso do Sul. O levantamento deve estar concluído até outubro de 2018 e não pode custar mais que R$ 25 milhões.

Também fará parte da pauta a necessidade de ativar os Conselhos de Sanidade Animal nos 54 municípios para que façam um controle sanitário mais rigoroso, pois em 2018 o Paraná deixará de vacinar o rebanho contra febre aftosa. A produção, a distribuição e a qualidade da energia que chega à zona rural também serão debatidas.

Ferroeste: 3ª consulta pública

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística promoveu segunda-feira, em Curitiba, a terceira Consulta Pública sobre a construção de uma nova ferrovia entre Dourados, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou a necessidade de modernizar a malha ferroviária do Estado e o que isso representa para os produtores do oeste do Paraná. “É uma região bastante expressiva na produção do agronegócio e temos a obrigação de atendê-la. Não é por acaso que a empresa se chama Ferroeste”, afirmou.

Segundo o secretário, a responsabilidade de todo o Estado para que essa modernização saia do papel é muito grande. “O Porto de Paranaguá fez a lição de casa e está preparado para receber um volume maior de carga e nós não podemos ficar de braços cruzados nos investimentos em infraestrutura para esses próximos cinco ou dez anos”, acrescentou.

A próxima consulta será em Dourados (MS), segunda-feira (16), na sede da Associação Comercial e Empresarial da cidade.