Cotidiano

Oeste ganha sétimo deputado federal

Brasília – O Professor Sérgio, de Foz do Iguaçu, é o mais novo representante do Oeste paranaense na Câmara dos Deputados. Ele assumiu ontem em substituição ao maringaense Ricardo Barros, convocado pelo presidente interino Michel Temer para comandar o Ministério da Saúde. Com isso, a região resgatou a representatividade da legislatura passada, quando tinha sete deputados federais.

Natural de Medianeira, mas morador de Foz, Professor Sérgio foi candidato em 2014 pelo PSC e obteve 58.924 votos, mas ficou como quarto suplente. Sua votação se concentrou em 18 municípios da região da tríplice fronteira e recentemente ele mudou para o PSD, que agora conta com uma bancada de cinco deputados.

A BANCADA

Em 2014, o Oeste elegeu cinco deputados federais, dois a menos que em 2010: os cascavelenses Alfredo Kaefer (que trocou o PSDB pelo PSL recentemente), Hermes Parcianello (PMDB) e Evandro Roman (PSD), o toledano Dilceu Sperafico (PP) e o iguaçuense Fernando Giacobo (PR).

A bancada foi fortalecida recentemente com a posse do suplente cascavelense Nelson Padovani (que trocou o PSC pelo PSDB) e ainda mais agora com a ascensão do Professor Sérgio, que só se tornou possível porque Osmar Bertoldi (DEM) está impedido de assumir por cumprir prisão com base na Lei Maria da Penha.