Cotidiano

Oeste está de luto pela morte de dom Irineu

O corpo foi sepultado na cripta da Catedral

Toledo – O corpo do bispo de Joinville (SC), dom Irineu Roque Scherer, foi deputado domingo no município catarinense. Dom Irineu faleceu no sábado, em sua residência, vítima de infarto. O religioso teve passagem marcante por municípios do Oeste do Paraná, onde cumpriu as primeiras etapas do seu sacerdócio – Toledo, Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon. Ele era primo do cardeal dom Odilo Scherer, que chegou a ser cotado entre os papáveis na sucessão de Bento XVI. Odilo celebrou a cerimônia de despedida de dom Irineu, que reuniu cerca de 50 bispos na Catedral Francisco Xavier. O corpo foi sepultado na cripta da Catedral.

Irineu Roque Scherer nasceu em Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul, e tinha 65 anos. Na Diocese de Toledo, onde recebeu a ordenação sacerdotal, foi reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja e pároco das paróquias de Quatro Pontes, Vila Nova, Marechal Cândido Rondon e da Catedral Cristo Rei, em Toledo. Fez parte do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, Colégio de Consultores, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar, Coordenação de Decanatos Pastorais e Conselho Diocesano de Pastoral. Foi um dos padres fundadores da Revista Cristo Rei. 

Dom Irineu foi ordenado bispo em 20 de julho de 1998, na memorável Festa da Fé, em Toledo, junto com dom Anuar Battisti. Em agosto do mesmo ano, tomou posse na Diocese de Garanhuns, no Estado do Pernambuco, como o 9º bispo. Há nove anos era o bispo diocesano de Joinville, em Santa Catarina. Dos 11 filhos do casal de pioneiros de Toledo, Avelino e Maria Alvina – ambos in memorian –, dom Irineu e seu irmão padre Inácio Afonso Scherer seguiram a vida sacerdotal. Seu primo, dom Odilo Scherer, é cardeal arcebispo de São Paulo. Padre Inácio é o atual pároco da Catedral.