Oeste em desenvolvimento vai fazer censo agropecuário

Iniciativa tem como objetivo levantar as ações desenvolvidas pelas secretarias de agricultura dos 54 municípios de abrangência do território

Foz – O Programa Oeste em Desenvolvimento fará, durante o mês de agosto, o Censo de Secretarias de Agricultura do Oeste do Paraná (Censo Seagri-Oeste). A iniciativa tem como objetivo levantar as ações desenvolvidas pelas secretarias de agricultura dos 54 municípios de abrangência do território.

brde1

De acordo com Jonhey Nazário Lucizani, representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI, de Foz do Iguaçu) no Oeste em Desenvolvimento, ao conhecer a realidade de cada município, o programa poderá contribuir no fortalecimento dos projetos já existentes e ações futuras. Ao longo do tempo, o trabalho poderá se transformar nos mais completos raios X da infraestrutura rural de cada um desses municípios.

Os dados também servirão como base para que os municípios possam apoiar as ações consideradas prioritárias pelas câmaras técnicas para o crescimento sustentável da região. Todos os resultados serão tabulados e ficarão à disposição no site do programa:.oesteemdesenvolvimento.
com.br.

Levantamento

Serão realizadas entrevistas com todos os secretários de agricultura do território. A ideia é agrupar em um banco de dados a realidade de cada município, como por exemplo, o número e perfil de funcionários, ações já realizadas e projetos em andamento e políticas agropecuárias desenvolvidas nos últimos anos.

Entre outros dados, o censo vai apurar a quantidade de estabelecimentos agropecuários no município, quantos deles recebem assistência técnica e as principais atividades econômicas locais.

Na linha de políticas agropecuárias, o censo levantará, por exemplo, o que cada secretaria vem fazendo para promover o setor, como investimento em assistência técnica, vacinas, compra de insumos, sucessão familiar e controle de doenças. O programa pretende saber se o município tem investido em ações de melhoria das estradas rurais e se possui obra de conservação de solo, entre outras coisas.


Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação