Cotidiano

Oeste do Paraná em destaque: quatro prefeitos ganham o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Gestores públicos de Foz do Iguaçu, Guaíra, Tupãssi e Ubiratã receberam premiação pela realização de ações empreendedoras

Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, ao lado do vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana. Crédito: Inove Fotografias.
Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, ao lado do vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana. Crédito: Inove Fotografias.

 

Na noite desta terça-feira (31), a região oeste se destacou durante a cerimônia de premiação da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Isso porque, havia pelo menos um representante da região em cada uma das oito categorias, e quatro conquistaram a primeira colocação: Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu; Heraldo Trento, de Guaíra; Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi; e Fábio D’Alécio, de Ubiratã.

O resultado, segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae Paraná, Augusto Stein, consolida a posição de vanguarda da região no que diz respeito ao empreendedorismo e ao fomento de ações que visam melhorar o ambiente de negócios.

“O Oeste tem diversas características como o associativismo, o cooperativismo e a preocupação dos gestores em trabalhar com empreendedorismo e geração de renda. Estávamos com representantes nas oito categorias e cada uma das cidades que concorreu, entregou diferenciais que, muitas vezes, estão na vontade do gestor, no envolvimento da equipe da prefeitura e no time de trabalho do próprio Sebrae. É isso que faz a região subir um degrau a mais para ganhar o Prêmio”, destaca Augusto.

Projetos vencedores
Na categoria “desburocratização”, o projeto vencedor foi “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”. Na prática, ele visa transformar o ambiente de negócios do município por meio de políticas públicas sólidas com foco na desburocratização dos processos. Nesse sentido, o município unificou serviços e setores do município relativos ao desenvolvimento, visando a intersetorialidade, entre eles, a Sala do Empreendedor e a RedeSimples.

A primeira colocação, segundo o prefeito, Heraldo Trento, é resultado da integração entre a equipe da prefeitura e do apoio contínuo do Sebrae a todas as iniciativas propostas na cidade.

“Devo esse prêmio a toda a nossa equipe administrativa, que tem conduzido e respeitado as orientações repassadas para que o projeto fosse possível. É um reconhecimento importantíssimo e agradeço a equipe do Sebrae por nos dar essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho e receber o Prêmio”, comenta.

Outro prefeito do Oeste que recebeu o Prêmio foi Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, na categoria marketing territorial e setores econômicos, com o projeto “Tupãssi que me faz tão bem”. O projeto tem como destaque a iniciativa “Retoma, Tupãssi”, que conseguiu acelerar a retomada econômica, após o período da pandemia da Covid-19. As ações ainda estão em andamento, mas já é possível observar resultados robustos da iniciativa, como a união de esforços para o combate à crise; o que possibilitou maior cooperação entre as pessoas e as instituições.

“O projeto veio para renovar nossas forças e depositamos o nosso trabalho pelo melhor do município. Como prefeito, estou a frente, mas temos toda uma equipe que vem há muitos anos vestindo a camisa. Estamos muito felizes, porque o momento foi de muitas dificuldades, mas mostramos a nossa força para alcançarmos a vitória. É um demonstrativo de que estamos no caminho certo”, comemora.

Outro prefeito que também celebrou a primeira colocação foi Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu. A cidade levou o Prêmio na categoria “Cidade Empreendedora”, com o projeto FozDesenvolve, que resultou em diversas iniciativas em prol da melhoria do ambiente de negócios locais. Dentre as ações, destacam-se projetos como o DestravaFoz, que visa a desburocratização; o Foz Juro Zero, que estabelecia uma tributação diferenciada para pequenos negócios, e o Foz Conhece Foz, que incentivava os próprios moradores de Foz do Iguaçu a fomentarem o turismo local, visto que, diante da pandemia, o número de visitantes diminuiu consideravelmente.

Nesse sentido, segundo o prefeito, um dos principais fatores para a conquista do Prêmio foi ouvir o que as micro e pequenas empresas precisavam para, aí sim, desenvolver ações específicas e que fossem efetivas, de acordo com as necessidades apresentadas.

“Esse prêmio vem, acima de tudo, pelo conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas, sempre no foco da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Quando planejamos algo, trabalhamos em harmonia com o Comitê Municipal da Lei e buscamos fazer com que isso impacto positivo para as micro e pequenas empresas”, enaltece.

Já na categoria empreendedorismo na escola, Ubiratã, representada pelo prefeito Fábio D’Alécio, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”. A iniciativa envolveu 231 alunos de Ubiratã e 25 professores das escolas municipais Cleide Maria Zamprônio e Gentil Toledo de Moraes Junior em um projeto voltado à educação empreendedora. Com isso, os professores tiveram capacitações e os alunos participaram de oficinas para a confecção de produtos, como temperos naturais e brinquedos ecológicos, por exemplo. Ao final, foram realizadas feiras que aproximaram a comunidade das escolas e os alunos do empreendedorismo na prática.

Nesse sentido, o prefeito garante: o Prêmio é, mais do que nunca, o resultado de um conjunto de ações e, também, do envolvimento de toda a comunidade escolar envolvida, que não mediu esforços para fazer o projeto ganhar força.

“O prêmio representa o sentimento de que estamos fazendo o que deve ser feito, que é levar o empreendedorismo para as crianças para que elas aprendam a desenvolver uma ideia de negócio, se colocar no mercado de trabalho como possível empreendedor. É, para nós, a comprovação de que estamos trabalhando hoje para que o futuro seja ainda melhor”, afirma Fábio.

Sobre o Prêmio
Neste ano, 71 municípios paranaenses participaram do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com 89 projetos. Cada município pode participar em mais de uma categoria. Ao todo, 20 prefeitos foram finalistas.

Os vencedores da etapa estadual vão para Brasília, disputar a etapa nacional no dia 28 de junho.

Confira a lista de vencedores da Etapa Estadual 2022, por categoria:

Desburocratização: Heraldo Trento, prefeito de Guaíra, com o projeto “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”.

Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: Marcelo José Bernardelli Palhares, de Jacarezinho, com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.

Compras Governamentais: Marcelo Belinati Martins, de Londrina, com o “Programa Compra Londrina: Estratégia de Retomada Econômica pós-Covid19”.

Marketing Territorial e Setores Econômicos: Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, com o projeto “Tupãssi Que Me Faz Tão Bem”.

Cidade Empreendedora (Região Sul): Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, com o projeto “FozDesenvolve”.

Empreendedorismo na Escola: Fábio de Oliveira D’Alécio, de Ubiratã, com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”.

Inovação e Sustentabilidade: Celso Fernando, de Guarapuava, com o projeto “Inova Guarapuava”.

Sala do Empreendedor: Elizabeth Silveira Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto “Sala do Empreendedor: inovação para incluir e desenvolver”.

Assessoria