Cotidiano

Oeste Compra Oeste vai ser lançado em Cascavel e Foz do Iguaçu

Ação é um dos primeiros trabalhos práticos do Programa Oeste em desenvolvimento

Cascavel – O Programa Oeste em Desenvolvimento lança nesta terça-feira (18), em Cascavel, e na quarta (19), em Foz do Iguaçu, o projeto Oeste Compra Oeste. O objetivo é impulsionar as compras regionais e movimentar a economia do território. Em Cascavel, será no Teatro Municipal com início às 18h30. Em Foz, no Recanto Park Hotel, no mesmo horário.

Para incentivar e preparar os micros e pequenos empresários da região a comprarem entre eles e também participar dos processos licitatórios do setor público, eles participarão do Workshop Compras Regionais.

No workshop, micros e pequenos empresários conhecerão seus possíveis fornecedores e compradores, bem como aprenderão a utilizar os mecanismos existentes para participar de licitações.

Desenvolvimento

Há todo um espaço de trabalho entre empresas do Oeste com produtos e serviços de interesse tanto dos demais empresários como também das instituições públicas. É necessário apenas despertar nas empresas compradoras a importância de adquirir produtos e serviços dos “vizinhos”.

Na opinião de Jaime Nascimento, secretário-executivo do programa Oeste em Desenvolvimento, incentivar as compras regionais e, assim, desenvolver o território não é uma tarefa fácil, pois passa pelo reconhecimento de suas potencialidades que em parte se traduzem na capacidade de entregar e consumir produtos e serviços não apenas para mercados externos, mas também no próprio território.

Para o presidente do Oeste em Desenvolvimento, Mario Costenaro, será possível alavancar com sustentabilidade a economia regional e, assim, melhorar a logística e fortalecer as parcerias público-privadas.