Cotidiano

Odebrecht pagou plano de saúde de irmão de Lula, segundo MPF

2016 941618080-201609271945584440.jpg_20160927.jpgRIO ? Na denúncia oferecida nesta segunda-feira contra o ex-presidente Lula e outras dez pessoas, o Ministério Público Federal afirma que a Odebrecht pagou despesas pessoais, entre elas o plano de saúde, de um irmão de Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. De acordo com a acusação, o repasse fez parte da estratégia da empreiteira para retribuir vantagens possibilitadas pelo ex-presidente.

Segundo a denúncia, foi pago um ?montante comprovado superior? de R$ 10 mil em planos de saúde de José, de sua esposa, Ivene, e de sua filha, Larissa. Também foram pagos ?ao menos? R$ 10 mil em gasolina.

Os pagamentos foram realizados pela Exergia Brasil, empresa de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente e também denunciado na ação penal.

De acordo com o MPF, Lula facilitou um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar obras da Odebrecht em Angola. Em troca, a empresa teria subcontrato a Exergia, além de realizar pagamentos indevidos ao ex-presidente, incluindo por palestras realizadas a convite da construtora.