Cotidiano

Ocupação em hotéis pode passar de 90% durante o Carnaval

Festa popular e belezas turísticas são atrativos em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu – Com o custo alto pelas passagens aéreas com destinos internacionais, os brasileiros têm optado cada vez mais por visitar os pontos turísticos do País. A mudança no destino de viagens é um fator positivo para as redes hoteleiras que comemoram a boa taxa de ocupação, sobretudo, no período de férias.

Em Foz do Iguaçu, uma média de 80% das vagas em hotéis foi ocupada no mês de janeiro. Próximo de uma das mais populares festas brasileiras, cerca de 90% dos quartos estão reservados e a expectativa é de que o movimento na cidade, por conta da programação do Carnaval e pelas belezas naturais à disposição dos turistas, traga resultados ainda melhores.

“Acreditamos que haverá 95% de ocupação no feriado de Carnaval, principalmente de hóspedes brasileiros. Esse é um dos melhores períodos para o segmento e devido à festa que ocorre na cidade e dos atrativos turísticos, estamos bastante otimistas”, afirma o gerente comercial de um dos principais hotéis de Foz do Iguaçu, Cândido Ferreira Neto.

 “A nossa cidade é privilegiada e um feriado nobre como o Carnaval faz aumentar as reservas em comparação aos fins de semana tradicionais”, acrescenta o gerente de outra rede hoteleira, Alexandre Sarandy.

No estabelecimento, a ocupação de 80% em janeiro é considerada positiva e até o momento esse é o mesmo percentual de reservas para o Carnaval.

Programação

Há mais de 25 anos, a comemoração do Carnaval em Foz do Iguaçu segue a tendência de grandes cidades, com direito a desfile de escolas de samba, blocos de rua e bandas.

A programação de 2016 segue de 6 a 9 de fevereiro com novidades. As três noites de festa serão realizadas no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Charrua incluindo o desfile da escola de samba da cidade, do Paraguai e da Argentina, dez blocos de foliões e apresentação de dez bandas.

“É uma grande festa popular e esperamos receber um público de 25 mil pessoas. Somente será cobrada a entrada de R$ 3 e todo o valor arrecadado é repassado ao Provopar”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Adailton Avelino. 

Carnaval na prainha

Santa Helena se prepara para o maior carnaval da Costa Oeste entre os dias 6 e 8 de fevereiro nas ruas do balneário do município. A animação ficará por conta das bandas Zyons, Alabama, MDM e DJs.

A participação de 15 blocos carnavalescos já está confirmada. Neste ano, a novidade é o ingresso livre para as três noites de folia. O ponto alto do Carnaval será a escolha da rainha e do rei momo.

A expectativa do Departamento de Turismo do município é de atingir o público de 50 mil pessoas. As condições da água estão propícias para a temporada e os banhistas que quiseram aproveitar o feriado na prainha terão uma estrutura adequada à disposição.

Show rural garante 100% de ocupação

A menos de duas semanas do evento que movimentará Cascavel, a rede hoteleira da cidade já tem aproximadamente 80% das vagas reservadas para quem vem participar do Show Rural Coopavel e em pouco tempo o restante será preenchido.

“Todos os anos os 5,2 mil leitos disponíveis são ocupados pelas pessoas que trabalham na semana do evento”, comenta o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares de Cascavel, Luiz Fadanelli.

Os quatro novos hotéis inaugurados em Cascavel no último ano abriram possibilidade para que mais pessoas permanecessem na cidade. Além disso, alguns motéis disponibilizam quartos para hospedagem e imobiliárias oferecem opções de apartamentos para aluguel.

O número de visitantes na cidade é visto de maneira positiva pelo setor, que apesar de um momento econômico difícil, tem a oportunidade de ampliar o faturamento.

“O setor gastronômico se prepara para atender mais pessoas e o lucro neste período aumenta em torno de 30%”, completa Fadanelli.

(Com informações de Romulo Grigoli)