Cotidiano

Ocupação de escolas gerou gastos nas eleições, diz Gilmar Mendes

BRASÍLIA ? O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse neste domingo que a ocupação de escolas por estudantes geraram custos a mais para a Justiça Eleitoral. Em vários locais, houve acordo para que as eleições fossem realizadas nas escolas ocupadas. Em outros, foi necessário mudar o local de votação. As situações mais críticas estão em Santa Catarina e no Paraná.

? Nós estamos contabilizando. O que já sabemos é que isso desenvolveu custos para a Justiça Eleitoral em Santa Catarina e também Curitiba. De qualquer forma, a Justiça Eleitoral tomou todas as providências, comunicando os eleitores, porque envolvia um novo endereço (para votar). Tudo correu bem ? disse Gilmar.

O ministro voltou a ressaltar a tranquilidade nas eleições no país. Ele afirmou que a Justiça Eleitoral tomou todas as providências para evitar conflitos.

? Estamos bastante contentes. A eleição transcorreu com normalidade e era isso que nós desejávamos. Tínhamos tomado todas as providencias. Tomamos cuidado em relação a São Luís, em Curitiba, por conta dos conflitos nos colégios, em Porto Alegre e também o Rio de Janiero, que demandava atenção especial. Mas tudo ocorreu num quadro de normalidade ? afirmou Gilmar.