Política

Observatório quer estudo para extinção de secretarias

Toledo – A tentativa de extinguir duas secretarias em Toledo obteve parecer favorável da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores. O projeto de lei enviado pelo prefeito Lúcio de Marchi segue agora para Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos. A discussão envolve as Secretarias da Mulher e da Juventude.

A reunião ontem (12) contou com a participação do Observatório Social, que reafirmou a responsabilidade dos vereadores frente à decisão.

A vereadora Janice Salvador teve o relatório aprovado e justificou que o Município está buscando todas as maneiras para que o comprometimento do limite prudencial seja menor e que permita a contratação de servidores para atender a educação. “Temos que ter em mente as prioridades e a educação figura entre elas com muito destaque”, argumenta.

A vice-presidente do Observatório, Simone Sponholz, chamou a atenção dos vereadores para a importância do tema e pontuou a necessidade de estudos mais aprofundados que garantem uma decisão técnica e pautada na segurança dos serviços prestados à população. “Discutimos e decidimos que sempre apoiaremos toda e qualquer ação que esteja voltada à transparência e à qualidade na aplicação dos recursos públicos”, afirma.

Simone Sponholz cita que o OBS não se concentra em saber quem ocupa e qual a qualificação de quem hoje está nomeado no cargo, mas que essa situação já foi pauta recente e que inclusive não foi sanada por completo pelo Município. “E dentro dessa linha de raciocínio pontuamos a necessidade de um estudo mais amplo acerca da importância dessas secretarias que serão extintas diante dos demais cargos comissionados que serão mantidos. Neste momento, é preciso responder quais serão os reais benefícios para a sociedade”, alerta.

Extraoficialmente, a retirada do projeto de lei é uma opção considerada pela gestão municipal para que uma possível derrota em plenário seja evitada. O projeto seguirá apenas se o governo conseguir a sinalização da maioria dos legisladores.