Cotidiano

Observar a cor, analisar o tipo de pele e usar luz natural: dicas para achar o tom ideal

INFOCHPDPICT000059144801Um ato falho cometido por dez em cada dez mulheres na hora de experimentar uma maquiagem: testar o produto no dorso das mãos. O gesto, automático, é uma casca de banana, principalmente se o make em questão for uma base, um pó ou um corretivo; afinal, o tom da pele na região não é o mesmo que o do rosto. Dito isso, qual o segredo para escolher o nude fiel à sua cor em uma paleta que ultrapassa a escala de dez tons?

? A primeira coisa que você precisa ver é se o tom é claro, médio ou escuro. Se está entre os claros, descarte as outras possibilidades. A segunda coisa é prestar atenção se o fundo da sua pele está mais para o rosa ou para o bege. A maioria das brasileiras está mais para o bege. Gosto de testar a base no maxilar, perto do queixo. Como fica perto do colo, ajuda a acertar o tom ? sugere Juliana Rakoza, maquiadora oficial da Maybelline, que acaba de lançar uma linha com 19 nudes.

Estampados nas bisnagas, os nomes ?claro sutil?, ?claro singular?, ?médio raro?, ?médio verdadeiro?, ?escuro genuíno?, ?escuro incomparável?, entre outros, mais atrapalham do que facilitam a vida da consumidora de maquiagem. Mas, calma, não é preciso ter bola de cristal para acertar o seu nude.

? São de três a quatro cores para cada tom. A melhor luz para orientar a escolha é a natural. Ou então uma balanceada entre quente e fria ? propõe a maquiadora.

A textura da base é outro detalhe que melhora a vida na hora de escolher.

? A base deve ser escolhida pela questão tecnológica. Tem que ser líquida, leve e ter uma cobertura boa, dependendo do tipo de pele. Se for mais oleosa ou seca demais, existem bases específicas que vão dar luminosidade e tirar o brilho com um efeito mais mate ? detalha o maquiador Fernando Torquatto, do FT Studio.

O tom, ele explica, pode até ser mais claro do que o da pele. Mais escuro, nunca.

? Quando você aplica a base, acaba incorporando as sombras do rosto e a sensação que a gente tem é de que escurece um pouquinho. Então, o tom ideal é sempre um pouquinho mais claro.

A cara do inverno, a maquiagem nude não tem um nome oficial. Cada profissional batiza do jeito que quer. Torquatto chama de ?make de bonita?. Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, de ?make novela das oito?. Os dois indicam o uso de um primer para uniformizar a pele antes de aplicar a base.

? Uma pele bonita no inverno garante um aspecto saudável durante a temporada de frio. O make natural prevalece ? defende Valentim.

Entendidas as dicas dos maquiadores, uma nova encrenca: como escolher o nude das unhas e do batom?

? Para cada tom de pele, sempre vai ter um nude. O que chamamos de nude é quando tem mais ou menos a altura do tom da pele. A referência é procurar produtos que tenham um contraste levemente mais escuro que o seu tom da pele, para o lábio não ficar apagado. As unhas, a mesma coisa ? diz Torquatto.