Cotidiano

Observadores internacionais são impedidos de entrar em audiência de Leopoldo López

CARACAS — Observadores internacionais e a imprensa foram impedidos de entrar no Palácio de Justiça da Venezuela nesta sexta-feira, onde está sendo realizada a audiência de apelação do líder opositor Leopoldo López. Segundo fontes da oposição e da família, López foi levado da prisão em que se encontra detido até o palácio, no centro de Caracas, para assistir a audiência.

A mulher de López, Lilian Tintori, denunciou que tampouco permitiram a entrada de veículos de comunicação na sede judicial, de acordo com o jornal “El Nacional”. O líder opositor apela de sua condenação a quase 14 anos de prisão.

“Embora a audiência de Leopoldo deva ser pública, hoje não deixaram entrar seus advogados e assessores internacionais”, afirmou.

No lado de fora do Palácio da Justiça, inúmeros seguidores se manifestavam, com fotos do opositor e cartazes com frases como “Leopoldo – Liberdade jᔠe “Querer uma Venezuela melhor não é um crime”.

López, de 45 anos, foi condenado em setembro de 2015 por acusações de incitação à violência nos protestos que pediam a renúncia do presidente Nicolás Maduro, entre fevereiro e maio de 2014, e que deixaram 43 mortos.

A defensa do opositor alega que López foi condenado por motivos políticos e provas manipuladas, violando seu direito à defesa.